aprendendo e ensinando

Professor de telejornalismo

Ser professor universitário jamais passou pela minha cabeça.

FORMADO EM JORNALISMO
EX ALUNOS DE JORNALISMO DA FIAM

Um dia, o saudoso professor Roney Signorini, diretor da faculdade FIAM me convida e aceito ser professor assistente, (cargo que ele criou naquele momento) para trabalhar com Randal Juliano, Flavio Prado, Pio Redondo, Pedro Tadeo Zorzetto, Flavio Albuquerque e Alberto Guiurgui, estes dois últimos, professores de Publicidade.

Assim em 1 de novembro de 1990 fui contratado e trabalhei como professor universitário até janeiro de 2015.

Comecei como assistente dos professores de Publicidade somente no 2º semestre de 1990, depois passei a trabalhar somente com os professores de jornalismo na disciplina telejornalismo.

Trabalhar com o Randal Juliano foi uma experiencia única, afinal o Randal era o senhor da comunicação, iniciou no Rádio, passou pela televisão, foi um profissional completo.

Randal foi um bom professor e um São Paulino fanático, trabalhei com ele uns 2 anos, depois ele saiu da FIAM e aos 81 anos em 2006 faleceu.

Trabalhei também um semestre com a jornalista Eleonora Pascoal, aprendi bastante, uma profissional muito competente.

O Flavio Prado virou amigo, trabalhamos juntos somente 1 ano, saiu da FIAM e foi para a Faculdade São Judas e depois para a Faculdade Unisa, onde me convidou e fui professor por 3 anos.

Mas o grande parceiro de FIAM foi o Pedro Tadeo Zorzetto que foi contratado para substituir o Pio Redondo que ficou pouco tempo na faculdade. Durante 10 anos foi o Tadeo quem me ensinou a ser professor de telejornalismo e profissional de televisão.

Aprendi tudo com ele.

Bom, posso dizer sem errar que a, FIAM foi minha casa acadêmica e profissional, onde aprendi e ajudei a compartilhar conhecimento,
tanto como aluno, como professor e depois como diretor do Programa Código de Honra.
Tenho um carinho muito especial pela FIAM e pelos muitos amigos que conquistei como aluno

Vou aproveitar esse espaço para contar um pouco desses Encontros e suas Histórias.


PROJETO JAGUARIÚNA / FIAM 
24 e 25 de outubro de 1992


A primeira vez a gente nunca esquece.

Era agosto de 1992, eu tinha acabado de chegar de um passeio pela Europa onde aproveitei para participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona pelo sistema Bandeirantes de TV.

Quando retorno as aulas, o querido e saudoso amigo, professor Roney Signorini me chama na sala dele e diz que gostaria de retomar o Projeto Experimental para as turmas do último semestre do 4º ano do curso de Jornalismo.
Ouvi as instruções dele e fui direto para a sala de aula e falei do Projeto com meus alunos e disse que tínhamos que escolher uma cidade no interior de São Paulo para realizá-lo. Num determinado momento a aluna Renata Chiurciu falou da cidade de Holambra.

Então foi decidido junto com os demais que iriamos realizar o Projeto Experimental da turma OD412 em Holambra.

E assim produzir e realizei o melhor projeto Educacional que fiz até hoje e sem dúvida o que me deu mais prazer e orgulho.

Lembro que num determinado momento falei sobre isso em sala de aula e a aluna
Heidy Varga disse que sentiu um orgulho danado do meu comentário.
Então repito aqui, é verdade Heidy.

Pedro Tadeo Zorzetto que era o professor titular da disciplina, mas ainda estava em Barcelona nas Olimpiadas, aliás foi ele quem me levou para participara pela Rádio Bandeirante da Cobertura do Jogos Olímpicos de 92.

Quando o Tadeo chegou acertamos os detalhes e num determinado dia eu, Patrícia Drumond, e a Renata de Filippo fomos no meu carro até Jaguariúna para conversar com o Prefeito da cidade.

Nesta reunião descobrimos que Holambra não era um Munícipio, então decidimos realizar o Projeto em Jaguariúna que na época não era famosa, acredito que ficou depois de nossa triunfal passagem pela cidade. kkk.

Hoje, Jaguariúna é uma cidade turística com o famoso Rodeio da região.

Passamos um final de semana nesta pequena cidade, com uma redação improvisada numa escola onde dormimos confortavelmente na quadra esportiva. Foi pura diversão e muito aprendizado com direito a café da manhã, almoço e jantar oferecido pela prefeitura e claro balada a noite com os queridos alunos.

Então realizamos uma espécie de Globo Repórter sobre a pequena cidade de Jaguariúna e região.

Várias equipes de reportagens, uma unidade Móvel da FIAM (um ónibus com os equipamentos de TV), de onde era produzido, escrito e gravado todo o conteúdo que seria finalizado na Faculdade.

Era meu primeiro ano como professor Universitário e uma turma maravilhosa, e aqui faço meus agradecimentos a todos queridos alunos;

Patrícia Drumond, Edison Dias, Heidy Vargas, Vania Rolin, Renata de Filippo, Ronald Sclavi, Eduardo Torelli, Claudia de Pinho, Natalino Borring, Maria Alice Machado, Fernanda Cardoso, Ana Cynthia Schall, Mark Wlaker, Claudia Dall’ovo, Daniela Diamanstein, Paula Salgueiro, Dijali Menezes, Mirian Fiaux, Luciana Podiese, Rejane Teodoro, Mirian e Mariel de Grande, Andrea Lima, Luciana Brandila, Claudia Cardial, Bia Ferreia, Elisa Picarelli, Cristina Dias, Carla Curi, Silva Herrera, Renata Pontala, Luciano Delfini, Pedro Pequeno, Renata Chiurciu, Roberta Akan, Cristiane Campos, Carla Maria, Daniela Diab, Claudia Ferreira, Marcelo de Souza, Cintia Marquezan, Patricia Montezano, Claudia Souza, Leila Bourdoukan.

Não poderia deixar de agradecer a equipe técnica da FIAM, coordenada pelo meu amigo, Fran Periago e seus colaboradores, Renato “Asa”, Claudia, Tatu, Gilberto, Victor, e aos meus tutores, incentivadores e hoje amigos de coração, Pedro Tadeo Zorzetto e Roney Cesar Signorini.

Comecei bem como professor Universitário.

Laura Lima

Com certeza a melhor aluna que tive.
No final de 2002 começamos a namorar, em 24 de julho de 2004 nos casamos,
e dia 22 de março de 2006, nasceu nossa amada filha, Luísa Moura Lima.

Laura Lima.

Foi minha aluna no curso de jornalismo, na disciplina de telejornalismo da FIAM, da turma de 2002.

Começou a carreira como redatora de revista, depois passou para assessoria de imprensa especializada em de gastronomia.
Apaixonada por viagens e hotéis acredita que a hospedagem é muito mais do que um lugar só para dormir durante a viagem.
Em 2015, criou o projeto Checkinsp, onde traz para seguidores e leitores experiencias incríveis que se pode viver em um hotel, durante uma viagem, seja no exterior, Brasil ou na sua própria cidade.

CHECKINSP – Viajar, viajar e viajar

********************************************************

Assis Mendes

Querido amigo Assis.
Quantos momentos bons passamos juntos na FIAM/94, lembro de você chegando fardado em sala de aula, vida dura, trabalhava na Polícia Militar e estudava jornalismo.

Durante um bom período saímos depois da aula para ir almoçar ou tomar um café no Shopping Iguatemi.

Um período depois você passou a frequentar minhas festas no meu terreno com os alunos da FIAM e nas reuniões da minha família.
Sempre teve um carinho muito grande pela minha mãe e minha irmã Leda.
Também estive na sua casa e conheci sua mãe e suas irmãs.

Estávamos sempre indo nas festas que nos convidávamos, fomos no casamento da sua amiga de turma Patrícia Fernandes, na Aldeia da Serra e junto com o Ricardo Matsumoto e o Paulo Marques participamos de muitas outras.

Chegamos a fazer uma festa de despedida da sua turma em sala de aula e voce apresentou um show que escrevi, onde imitava uma série de personalidade contando coisa engraçadas de alguns amigos de sala de aula, foi um Show muito legal e todos curtiram.

Afinal era uma turma divertida, com Ana Carolina, Andrea Corsi, Araceli Barrio, Paulinha Svetlic, Fernando Diniz, Paulo Marques, Reinaldo Duque e muitos outros queridos alunos.

Assim que se formou você resolveu ir para Londres estudar inglês, onde ficou um bom tempo. Retornou ao Brasil, virou professor de inglês, casou-se e hoje mora em São Paulo.

As vezes voce ia me visitar na PhorteTV, na Rua 13 de maio onde almoçávamos e passávamos uma tarde agradável contando histórias.

Em maio de 2018 almoçamos no Mama Celeste, também no Bexiga, onde pedi dicas de Londres, afinal eu estava indo de férias com a Laura e Luísa para a terra da Rainha e me deu ótimas dicas.

É isso aí meu amigo, um grande abraço e fique com Deus.

********************************************************

Teresa Bove

Teresa minha querida aluna da turma de 1992.

Na época você trabalhava no Objetivo da Av. Paulista com o senhor Di Genio, sempre nos falávamos depois da aula, em alguns momentos chegamos a sair para dar umas voltas culturais pela cidade ou simplesmente passear, ficou somente nisso, nunca tivemos nada, éramos apenas bons amigos, pode acreditar, não é isso mesmo, Teresa. kkk

Quando você se formou foi passar um tempo em San Diego na Califórnia e por incrível que parece passamos a nos comunicar mensalmente via CARTAS, isso mesmo cartas, ainda não tinha esse negócio de internet, e.mail, Facebook, Whatsapp, era carta mesmo, escrita à mão e com muitas páginas, e assim eu sabia das notícias direto dos United States of America e você do Brasil.

Ficava ansioso para receber suas cartas e assim passamos um bom tempo.

Em 2019 estava falando com a minha filha Luísa que na época tinha 13 anos e mostrei as cartas que trocava com você. Ela não acreditou que um dia alguém usou esse recurso para se comunicar e fez questão de ler todas as cartas ao ponto de pensar que nós éramos namorados por correspondência, tal era o conteúdo das cartas.

A Luísa chegou a escrever uma carta para você e queria entregar pessoalmente.

Lembra, cheguei a falar sobre isso e você ficou encantada e queria conhecer a Luísa.

Bom, um tempo depois, bem depois, você voltou para o Brasil e um dia por acaso eu estava andando pela região da Paulista e nos encontramos.

No final de 2020 marcamos um encontro e fui apresentar a Luísa.
Passamos uma tarde agradável tomando um café e sobremesas numa loja de chocolate próximo a sua casa, vocês duas curtiram esse encontro o que me deixou muito feliz.

E maio de 2021 nos encontramos novamente onde trocamos as cartas que escrevemos um para o outro.                                

Nesse dia aproveitou para falar e fazer um depoimento em vídeo sobre o meu livro ” Nunca é Tarde para Começar”, o que me deixou muito feliz sobre as perguntas.


Outro dia estive com minha mulher Laura, prestigiando seu aniversário e colocamos a conversa em dia.
Um grande beijo e ate o próximo encontro

Segue o que você escreveu sobre meu livro

” SAUDOSISMO É A PALAVRA QUE DESCREVE O QUE SENTIMOS….
Bons tempos das boas músicas, dos bailes na casa dos amigos, de dançar lenta, da fita k7, do vinil da vitrola, dos encontros na casa dos vizinhos, do papo furado na escada da escola e da pureza da época”.
O pensamento flui, a gente deixa a mão escorregar e o pensamento mais espontâneo do cérebro sai em forma de letras para a
pessoa que está no nosso pensamento. Tenho que te agradecer pelo prazer de viver isso, escrevendo para voce.

Amei recordar tudo isso em seu livro, muito bom!

Muito obrigada!!!

 ********************************************************

 Christiano Blota

NOSSO TRADICIONAL ALMOÇO / 16.05.2024
VISITANDO A PHORTETV
FAMOSA BATIDA DE MARACUJA NO MEU TERRENO


Querido Christiano Blota, tranquilo e atencioso.
Durante um período na faculdade, nós dois, Claudio Marrom e Paulo Amaral, íamos depois da aula almoçar na Churrascaria Fogo de Chão da Av. Santo Amaro, era uma tarde agradável, as vezes éramos os últimos a sair do restaurante.

Lembro de alguns amigos da sua turma como, Francini Giannichi, Debora Elias, Cesar Coronado Coelho, Paulo Sergio, Ruth Meira, Zé Luiz e muitos outros.

Você foi repórter no Projeto Experimental em Atibaia, gostava e ainda gosta de esportes, trabalhou no SportsTV, na Band e em outro veículos.

Hoje acompanho você no site Observatório da TV.

Sempre discreto, apesar do sobrenome, Blota.

Os mais novos podem não conhecer, mas você é neto do Blota Jr. que foi um dos mais completo profissional de Televisão e Rádio do Brasil.

Um dia me convida e fui passar uma tarde no sítio da sua família em Itapecerica da Serra onde conheci toda a sua família e seu avô, Blota Jr.
Também esteve no meu terreno com amigos de turma.

Sempre me convidada para dar uma força nos times de futebol da faculdade nos jogos realizado onde hoje é o Parque do Povo.

Deste então temos o nosso agradável encontro mensal no restaurante Mama Celeste, no Bexiga, onde colocamos a conversa em dia, num desses encontros no início de 2024, levei minha filha Luísa Lima, que adorou o bate papo.

É isso meu amigo, sucesso.

Delci, feliz em participar da história.
Alguns dos seus alunos eu encontrei pela vida (trabalho, festas) e não tinha ideia que tinham sido professor deles.
Fico feliz em ser mais um deles.

 ********************************************************

Ça vá mon ami, Marcio Moron

Grande Moron.
Aluno na turma de 92, na época trabalha na Rede Record, onde ficou durante muito tempo como repórter, depois saiu e foi para o Portal Terra.
durante 9 anos foi o vice-presidente de produção na Fox Sports na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Hoje na Paramount Sports

Em 1997 estava indo para Portugal batizar minha sobrinha Raquel Eusebio, que iria completar 1 ano e numa conversa com o Nano Filho que era meu aluno da FIAM e seu amigo, perguntei se vocês não queriam ir comigo para darmos uma volta pela Europa.


Vocês toparam e em junho de 97, fui para Portugal batizar a Raquel e depois encontrei com vocês em Bordeaux e ficamos 15 dias viajando numa excursão de ônibus, conhecendo, Paris, Londres e Madrid, onde nos divertimos muito. 


Um tempo depois você e Nano montaram uma empresa de Dublagem, a Lipsync Versão Sonora, onde passei a frequentar e numa conversa, você sugeriu de montarmos um curso de apresentação de telejornalismo e assim junto com o amigo Paulo Marques formamos umas 4 turmas, onde os alunos finalizavam o curso com a gravação de um programa piloto nos estúdios da TV Alphaville do querido amigo Roberto Stoliar.


Estive nas OlimpiadasRio2016 com a Laura e Luísa e voce nos convidou para ir conhecer a Fox Sports, na época era vice-presidente de produção da Fox, onde passamos uma tarde muito agradável conhecendo as grandiosas instalações da Fox na Barra da Tijuca e revendo alguns alunos.

Nos falamos com frequência e chegamos a gravar no Estúdio da Video8, umas aulas para um curso que voce estava montando.

Dia 26 de março de 2024 nos encontramos no lançamento do livro “Gestão Estratégica do Patrocínio Esportivo” do nosso professor da pós-graduação

e amigo Nicolas Caballero.

Hoje você está na Paramount Sports

Nos encontramos no próximo almoço, que será por sua conta. 

 ********************************************************

Roberto Nonato


Querido Nonato, da turma 1993
A primeira lembrança que tenho de você na FIAM, é entrevistando o Prefeito da Cidade de Itu numa praça lotada de moradores e você, ainda aluno do 4º ano muito tranquilo e profissional, entrevistando o Prefeito e ouvindo perguntas da população para o Projeto Experimental da FIAM
Lembro de alguns alunos da sua turma que acabaram também grandes amigos, como; Alessandra Barbour, Caio Meira, Camila Pereira, Cristiana Junqueira, Edu Lancellotti, Luciana Braga, Marcelo Rosemberg e muitos outros alunos.

Naquele projeto imaginei que seria um profissional de Rádio e dos bons.

Você trabalhou por mais de 30 anos na Rádio CBN, apresentando o Jornal da CBN 2ª Edição, depois foi ser âncora da nova Rádio CNN com um programa diário no período da manhã e as vezes colocando a cara no vídeo.

Saiu da CNN e hoje está diariamente no período da manhã na Rádio Nova Brasil FM.

Sempre mantivemos contato, convidei e você fez a apresentação de um vídeo para a Universidade Estácio de Sá que eu dirigi.

Sempre que possível almoçamos juntos.
Esteve em casa prestigiando o nosso cachorro-quente junto com seu filho onde colocamos a conversa e as fofocas em dia.

Em janeiro de 2021 nos encontramos quando fui entregar meu livro “Nunca é tarde para começar” e aproveitamos para tomarmos uma cerveja, neste dia estávamos juntos com a Laura e minha filha Luísa.

Sucesso sempre, meu querido. 

 ********************************************************

Sandra Annenberg

ALUNA DA FIAM DA TURMA DA SANDRA
SALA SÃO PAULO / 04.06.2024
TURMA NA SANDRA NO MEU TERRENO

Dispensa apresentação.
Foi minha aluna no 3º e 4º ano da disciplina de Telejornalismo da faculdade FIAM, turma de 1994.

Uma aluna prestativa e dedicada, sempre que possivel tomavamos café da manhã na lanchonete da FIAM por volta das 07h50 quando ela chegava vindo do Rio de Janeiro depois de apresentar o Fantástico na noite de domingo.
Quando o Ayrton Senna morreu, eu pedi e foi ela quem deu a aula naquela triste manhã de segunda-feira, onde nos contou tudo o que aconteceu naquele também triste domingo na TV Globo.

Nos encontramos casulamente na noite de autográfo do livro do Maestro João Carlos Martins na Sala São Paulo em 04 de junho de 2024

 ********************************************************

 Luciana Braga


Querida Luciana.

Você foi minha aluna da FIAM na turma de 1993, nas aulas de telejornalismo, sempre prestativa e atenciosa.
Fiz uma entrevista contigo para um vídeo que produzi com os ex-alunos da FIAM, na época você trabalhava na Revista Capricho e no portal da Obisidiana.

Você era da turma do Roberto Nonato e tínhamos amigos em comum, como o Caio Meira, Dado Lancelotti, Cris Junqueira, Camila Amorim, Alessandra Barbour, Marcelo Rosemberg entre outros.

Alguns anos depois de formada no final de 2004 você me liga dizendo que precisava falar comigo, nos encontramos na FIAM e me disse que tinha recebido uma proposta para apresentar um programa sobre moda na TV Aberta e queria saber se eu poderia dirigir o programa.

É claro que disse que sim.

Mas antes você iria fazer um curso rápido de 2 meses sobre moda em Londres e quando voltasse nos conversaríamos.

Bom, esse curso virou uma pós-graduação onde te ajudei com a documentação Brasil x FIAM x Londres e você acabou ficando e morando por lá um bom tempo.


Em 2016, quando retornou ao Brasil, me ligou e marcamos um almoço no Restaurante Gigeto da Rua 13 de Maio e junto com o Roberto Nonato passamos uma tarde falando da vida. Em 2018 estive com Laura e Luísa em Londres e tínhamos a intenção de encontrá-la, mas não conseguimos nos encontrar para tomar o tradicional Chá Inglês.

Voltamos a nos encontrar em novembro de 2018 na Alameda Lorena num encontro casual perto da Escola de Teatro da Cininha de Paula, onde a minha filha Luísa fazia um curso de Teatro.

Neste dia estava com a Laura e você disse que tinha retornado para o Brasil com as 2 filhas para ficar mais perto da família.

A partir deste momento temos nos falado com mais frequência.

Em junho de 2021 você retornou para Londres com as filhas.
Fiquei muito feliz quando participou da minha live, enviando um áudio falando sobre a trilha sonora do meu livro “Nunca é tarde para começar”.

Ultimamente nos falamos por essas modernidades que são as redes sociais e quem sabe não retornamos nossa conversa em fazer alguma coisa juntos, seja no Brasil ou em Londres.

Um grande beijo, minha querida.

 ********************************************************

Ricardo Matsumoto

Fala ex.
É assim que chamo meu querido aluno e amigo Ricardo Matsumoto, aluno da turma de 1993 e meu parceiro quando se tornou professor da FIAM.

Durante um bom tempo passamos a fazer juntos alguns trabalhos, chegou a diagramar para mim em 1997 com o moderno software Page Maker, as primeiras edições do jornal Monday News, que publicava na época do Status Studio e era veiculado na região dos Jardins.
Depois me ajudou na criação das primeiras edições da Revista Informe Phorte em 1997, do meu cliente e amigo Fabio Mazzonetto.

Na época você trabalhava no Jornal Estado de São Paulo e começou a dar aula na FIAM na disciplina de diagramação para o curso de jornalismo.

Durante um bom tempo nas manhãs de sábado, voce ia ensaiar com sua banda no meu terreno, no Taboão da Serra, era uma diversão ver o saudoso amigo Mauricio Spada e Sousa, na bateria, Sergio e Eliza no contrabaixo e você no vocal e na guitarra. Um tempo depois a Eliza saiu e entrou o Mauro Arais, isso durou um bom tempo.
Vocês chegavam por volta das 09h00, eu entregava a chave e saia para jogar futebol em Jundiai com o amigo Reinaldo Duque.

Normalmente quando eu voltava de Jundiai vocês já tinham ido embora.

Como eu era um professor gente boa e você também, vivíamos fazendo churrasco nas manhãs de domingo no meu terreno com as várias turmas ODs dos nossos queridos alunos da FIAM, sempre com a sua ajuda e parceria.

Durante um tempo foi editor da Revista Set, especializada em Cinema e em várias ocasiões fui contigo nas cabines assistir em primeira mão os filmes que iriam parar nas telas de cinemas algumas semanas depois.

Cheguei a ir com você numa entrevista exclusiva com o 007, Pierce Brosnan que estava lançando no Brasil o filme Thomas Crown.

Para quem é apaixonado por cinema, fã do 007 e conhecer um James Bond, foi um momento maravilhoso.

Em dezembro de 2014 atendendo a um pedido meu eu, você me ajudou e negociou junto ao Cinema do Shopping JK para que eu, a Beth Toscanelli e o Fabio Dhead, pudéssemos levar gratuitamente 60 funcionários do Instituto Phorte Educação para assistir uma pré-estreia do filme “Abutre” no maravilhoso Cinema do Shopping JK, com direito a pipoca e refrigerante.

Foi uma tarde agradável, principalmente para alguns colaboradores que nunca havia assistido a uma sessão de cinema.

Sem dúvida foi um belo presente de Natal para os colaboradores o Instituto Phorte Educação.

Em 2009 criou a Revista Preview, também especializada em cinema e vem fazendo um excelente trabalho. Sempre que possível tem vindo fazer uma visita na minha casa, na última vez foi em março de 2024, quando veio fazer um teste com um drone que acabara de adquirir e passamos uma agradável manhã.

Temos um projeto junto sobre “Guia de Viagens”

Em breve teremos novidade.

Deste o tempo da faculdade você me chama de professor e eu o chamo de Ex.

É isso aí, um grande abraço, “ex”

 ********************************************************

 Paula Svletc


Querida Paulinha, sempre vou lembrar do seu sorriso.
Uma aluna muito vibrante, sempre participativa, durante um bom período conversamos bastante, lembro dos seus desejos e objetivos profissionais.

Um dia me perguntou se deveria ir fazer uma entrevista de trabalho no Canal E! Entertainment. 

Acredito que foi a partir deste momento que você tomou a decisão de fazer uma carreira internacional.

Foi assim no começo na Rede Globo de São Paulo e depois partiu para uma jornada na Globo de Londres, retornou e começou uma brilhante carreira na Red Bull com o cargo de Head of Communication at Red Bull Media House com base em Londres.

Você se casou com um namorado que tinha desde o tempo da FIAM, tem uma linda filha chamada Mila e mora atualmente em Londres.

Você lembra, em outubro de 1993, você escreveu um comentário ao meu respeito.

(there’s things that you guess and things that you know there’s boys you can trust and girls that you don’t there’s little things you hide and little things that you show sometines you think you’re gonna get it but you don’t and that’s just the way it goes. keep going… and in touch )

 ********************************************************

 Silvia Lourenço

TARDE DE AUTÓGRAFOS EM SÃO PAULO
TOMANDO UM CAFÉ EM RICHMOND, LONDRES
GASTANDO UMAS LIBRAS PARA A LAURA


Silvia, durante um período nós conversamos muito, você tinha um desejo enorme em trabalhar na Televisão, lembro de quando trabalhava como recepcionista na TV Globo e depois foi contratada para o programa Mais Você, da Ana Maria Braga.

Você é uma batalhadora, teve o privilégio de trabalhar com pessoas competentes como minhas queridas amigas Viviane de Marco, diretora do Mais Você e Mônica Pinheiro na época do jornalismo da Globo.
Você saiu da TV, casou-se e foi morar na Inglaterra, virou jornalista/ escritora.
Escreveu o livro “Atravessando o Oceano”, onde conta sua história de vida em outro país.

Estive no lançamento do seu livro na Livraria Cultura em São Paulo e neste dia estava com a minha mulher Laura e nossa filha Luísa, foi um encontro adorável, disse que um dia iria visitá-la em Londres e foi o que aconteceu em junho de 2018 quando passou uma manhã comigo, Laura, Luisa e sua filha de pouco meses num carrinho de bebe nos mostrando o charmoso Distrito Richmond.

Obrigado Silvia, em breve estaremos novamente te visitando, afinal das contas minha mulher precisar comprar novas velas Jo Malone, a dela ja acabou….. kkk

 ********************************************************

Trio parada dura

” Delci: Não perdemos o hábito de ser sacana”.
Essa foto, Edu, Helio e Bonfá me enviaram por Correio quando estavam trabalhando no Estados Unidos, com o seguinte recado.

Delci, imagine o que nós 3 estamos planejando…
Estas belas fotos que você recebeu são parte de um plano maquiavélico. Apenas pessoas que adoramos, como Roney, Márcio e Júlio receberam.

Será que eles vão perceber a ironia. No seu caso, elas são mais irônicas ainda. Puta abraço, três mosqueteiros”

Imagina essa cena, quarta feira a noite Edu, Hélio, Bonfá e eu numa quadra de Tênis, é isso mesmo, durante um período, passamos a jogar (kkk) Tênis numa quadra perto da Avenida Sumaré, era mais diversão do que jogo, afinal ninguém tinha o perfil de um Nadal, Roger Federer ou muito menos Gustavo Kuerten, mas….

Na época da FIAM os 3 trabalhavam com jornalismo, o Bonfá na TV Record, Hélio e o Edu no SBT e durante muito tempo frequentei a redação do SBT a convite deles.
Na verdade, eu ia aprender um pouco de telejornalismo assistindo ao vivo os programas, assim conheci Alberto Villas, Eliakin Araujo, Boris Casoy e muitos outros profissionais da área.

 ********************************************************

Eduardo Acquarone

Um período depois, Edu foi para a Rede Globo e fez uma carreira brilhante ao lado de outros grandes profissionais como Caco Barcelos que iniciou o projeto Profissão Repórter que acompanhei de perto, o Edu é um dos idealizadores do Globo Ecologia.
Foi ele também que me apresentou o querido amigo santista, Mario Andrada e Silva que me ensinou junto com o Heródoto Barbeiro, Milton Jung e Alexandre Alfredo, tudo sobre Midia Trainning, trabalho que realizei e participei durante muitos anos ensinando e orientando empresários, executivos e diretores de grandes corporações a melhor forma de como se comportarem junto a Midia.

Edu mora hoje em Lisboa, estudando e aperfeiçoando seu conhecimento na área de comunicação e mídia, vira e mexe nos falamos pelas redes sociais.

 ********************************************************

Hélio Soares

Passou um período nos Estados Unidos na época do boom da Internet trabalhando no Portal Planeta Esportes. Numa visita ao Brasil nos encontramos e ele me contratou e fiquei produzindo e enviando vídeos de matérias esportivas para o canal.

Em agosto de 2017, Hélio foi junto com o Zico Goes me visitar no estúdio da PhorteTV, na Rua 13 de Maio para falar de um novo projeto, nesta noite dei carona e deixei ele na sua casa. O Hélio continuou andando pelas redações, esteve na TV Cultura, SBT, na Prefeitura de São Paulo e hoje está na TV Bandeirantes, sempre nos falamos para colocar a conversa em dia.

 ********************************************************

Marcelo Bonfá

Durante um bom tempo encontrava com o Bonfá na TV Record, ele era muito amigo do Boris Casoy e sempre trocávamos ideia.
Marcelo Bonfá tem um canal de entrevistas no youtube (Pingue-Pongue com Bonfá) que vai muito bem. Mas faz tempo que não falo com ele.

 ********************************************************

 Paulo Marques


Paulão ex-aluno da FIAM, que se tornou em grande amigo e parceiro.
Paulão, trabalhava na TV Bandeirantes no período que estudava na FIAM, depois que saiu da TV, passamos muito tempo andamos por esse mundo a fora atrás de projetos e alguns deles se tornaram realidade. Em 2000 montamos a convite dos nossos amigos Marcio Moron e Nano Filho um curso de apresentadores de telejornal com aulas presenciais dubladora Lypsinc e gravação no Estúdio da TV Alphaville do meu amigo Roberto Stoliar.

Na verdade, nos divertimos mais do que ganhamos dinheiro. Depois o Marcio Moron o levou para trabalhar na TV Record.

O Paulo é um ótimo contador de histórias e chegou a ter um canal no youtube (Pimenta Biquinho) onde contava essas histórias, ele frequentou muito a minha casa e o meu terreno.

Hoje mora na cidade de Marilia no interior de São Paulo.

Vira e mexe nos falamos.

 ******************************************************** 

Maria Lúcia Nascimento

Lúcia, minha querida aluna.
Deficiente Visual com o maior astral que já conheci.

Nós dois temos bom gosto, afinal somos 2 torcedores do Santos Futebol Clube, e não poderia deixar de escrever sobre as boas lembranças que tenho, principalmente quando me encontrava às 07h50 da manhã de segunda feira e começa a falar do jogo que o Santos venceu no domingo e dizia me sacaneando se eu tinha visto as lindas jogadas do Giovanni e os gols dele, então eu dizia que não e você sempre sorridente e espirituosa dizia, eu também não.

Voce era da turma de 1994 e é Deficiente Visual, isso mesmo cega e foi minha aluna e amiga no 3º e 4º do curso de Jornalismo. Um dia me disse que tinha o sonho de entrevistar o Milton Neves, então lá vou eu, tentar ajudá-la.
Liguei para o Milton Neve e fiz o convite para ele participar do nosso programa Opinião FIAM, mas ele educadamente disse que devido a agenda naquele momento não poderia nos atender. Então conversei com o Pedro Tadeo e disse que poderíamos fazer um programa esportivo e ela seria a apresentadora.
E assim a turma dela topou a ideia e com a ajuda do nosso aluno Hélio Soares, convidamos o pai dele, o Radialista Paulo Edson que trabalhava na Rádio Bandeirantes e topou fazer o programa com ela.

Uns dos amigos de turma da Lucia era o já talentoso “palmeirense” Alex Muller Kramberger que era da turma dela e ficou o programa todo embaixo da bancada te avisando e dando as deixar para chamar as matérias.
Foi um programa emocionalmente maravilhoso.
Sem dúvida foi uma experiencias significativa para todos nós, uma aluna deficiente visual apresentando ao vivo para toda a faculdade o Programa Opinião FIAM com o radialista Edson Leite.

Numas das nossas conversas nas manhãs de segunda voce também me disse da paixão que tinha pelos jogadores Giovanni e o Jamelli que jogavam no nosso Santos.

Então um dia numa daquelas reuniões de pauta que fazíamos para decidir a produção do próximo programa, junto com os alunos responsável dei a sugestão de homenagear as mulheres/alunas da FIAM.

Bom essa reunião aconteceu na área de lazer do condomínio na Freguesia do Ó, onde morava o aluno Fernando Sousa, e regados a cerveja, ajudei na produção e falei da paixão da Lucia por esses jogadores do Santos.

Então na semana seguinte o programa Jornal da FIAM, como sempre entrava ao vivo durante o intervalo às 09h10 segue as homenagens as mulheres da FIAM, e de repente entra a matéria que o grupo fez em Santos com o Giovanni e o Jamelli mandando mensagem para a ela.
Não teve um aluno que estava assistindo aquele programa que não estivesse chorando neste momento, foi realmente emocionante.
Lembro de voce indo embora todos os dias sozinha pegar o ônibus na porta da Faculdade, voce trabalha até hoje como jornalista na Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo.

Um grande beijo no coração, minha querida aluna e amiga Santista.

 ********************************************************

Alex Torres

Alex, querido parceiro.
Na época que fui seu professor de telejornalismo na faculdade, era você quem me guiava nas aventuras pelos corredores do SBT.

Você trabalhava no jornalismo do canal do Silvio Santos, em várias ocasiões estive contigo assistindo direto da switches aprendendo muito sobre telejornalismo.

Em alguns momentos fomos nas coletivas da Fórmula1 no Hotel Transamérica onde nos divertíamos conhecendo alguns pilotos, participando de coletivas e filando um almoço grátis dos patrocinadores.

Você se formou e resolveu ir morar nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles.

Então em março de 2022 junto com a minha mulher Laura fomos comemorar o aniversário de 16 anos da nossa filha Luisa em Los Angeles. Claro que procurei por você, que partiu para os Estados Unidos no início de 2002 e hoje é um cidadão americano com documento e tudo. Kkk.

Você nos encontrou no The Grove na noite que chegamos e jantamos numa pizzaria.

Depois, numa parceria com nossa filha Luísa foi nosso guia em vários momentos e nos dando dicas de onde ir e o que fazer.

Uma noite nos encontramos em Curve City e nos levou para conhecer as famosas ruas e avenidas de Los Angeles, depois fomos jantar num dos Shopping mais badalados de Los Angeles e fizemos um tour noturno pelos pontos turísticos como a Hollywood Bl, Rodeo Drive, as famosas casas do Bevery Hill e pelo absurdamente elegante e seguro Bel-Air que é um enclave residencial luxuoso nos pés das montanhas verdejantes de Santa Monica. 


Fomos na Academy Museum do Oscar e depois jantamos em Manhatan Beach, uma praia que ficava próximo ao nosso Hotel Hyatt onde estavmos hospedados.

Fomos na casa do meu “amigo de infância” Michael Jackson, onde fiz um vídeo apresentando voce e te entregando com autografo e tudo, meu livro,
Nunca é tarde para começar.

Depois nos levou até uma das casas do Elvis Presley.


Uma noite jantamos no Restaurante Bossa nova, onde nós dois comemos um estrogonofe de file, a Laura uma Lasanha e a Luísa uma salada, bebemos cervejas, caipirinha e um suco para a Luísa.

Foi a melhor refeição que tivemos em Los Angeles, porém a conta US$ 139,00. kkk

Querido Alex, queria te agradecer pelo carinho e cuidado que teve conosco durante nossa passagem

por Los Angeles e mais feliz ainda pela amizade carinhosa com nossa filha Luísa.

Tenha certeza de que conquistou nossos corações.

Alex esteve no Brasil, em setembro de 2023, no encontramos e fomos em família assistir uma apresentação da Maestro João Carlos Martins no
Teatro Gazeta da Paulista, depois fomos jantar na Pizzaria Esperança no Bexiga, uns bons chopps e
depois fomos tomar um sorvete na Rua Oscar Freira, nos despedimos e deixamos agendado nosso próximo encontro,
seja no Brasil ou nos Estados Unidos ou na Europa.
Obrigado meu querido

 

 ********************************************************

 Elisangela Peres

Da turma da minha mulher Laura.

Ela, Laura e Michely, casaram e tiveram filhos no mesmo período, 2006. Ela o Felipe, Michely o Eduardo e Laura a Luísa.

É uma grande amiga e frequentadora das reuniões anual em nossa casa com os outros amigos de turma: Michely Gasparette, Fernando Gambetas, Adriana Silva e Alexandra Monteiro.

Durante muito tempo foi apresentadora na Record News, do Programa Grandes Nomes da Propaganda.
Hoje, competentemente apresenta seu programa Marcas pelo Mundo no canal do youtube

 ********************************************************

Fernando Nardini

Grande Nardini.

Você é da turma de 2000, também foi um aluno discreto, tínhamos pouco contado, trabalhou na Band e depois foi para a Record.

Num determinado dia pediram para eu fazer um vídeo de abertura de curso e queriam alguém que estivesse no ar.

Não pensei 2 vezes, entrei em contato contigo que na época estava na TV Record e por 8 anos seguindo gravou e fez atualização do vídeo de apresentação dos Cursos de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá com minha direção.
Na sua turma tinha alguns alunos que também seguiram como bons jornalistas, alguns ainda mantenho contato: Henri Karan, filho de um querido amigo. Marcela Zoia, Sandra Martins, Luciano Jr. Eduardo Fortunato entre outros.

Sempre que possível estamos nos falamos, e parabéns, você vem fazendo um ótimo trabalho na apresentação e narração dos eventos da ESPN/SPORTV

********************************************************

Everaldo Marques

Sempre talentoso, na época da FIAM, trabalhava na Rádio Jovem Pan, especialista em F1 e Futebol Americano. Era aluno do Randal Juliano do período noturno da turma de fanáticos torcedores do São Paulo e nas noites de quarta-feira, por volta das 21h gritavam.

” Delci, vamos para o Morumbi”.

Everaldo, você é já era extremamente Ridículo. kkk

 ********************************************************

 Joyce Ribeiro

Competente e batalhadora, ótima apresentadora e escritora, estudou numa turma de grandes amigos; Marcio Spimpolo, Marcos Peres, Jehozadak Pereira, Amanda Manzano, Patricia Feraiorni.
Hoje apresenta o Jornal da Cultura, recentemente fui fazer uma visita na Cultura colocamos a conversa em dia.

 ********************************************************

Marcos Peres

Parceiro da época da FIAM. Fez duas locuções para mim, uma para meu programa ” Delirios” com o jornalista Amaury Jr, e outra para um vídeo do meu cliente, a Universidade Estácio de Sá. Foi repórter e correspondente dos canais de esporte da TV Globo e desde 2017 mora em Orlando, onde é Director of Broadcasting |

 ********************************************************

Orlando City SC 

Marcio Spimpolo

Desde a época que era aluno, já trabalhava na Rádio Jovem Pan, com o amigo Flavio Prado. Hoje Spimpolo está no ar pela Rádio Transamérica do amigo Eder Luiz.

 ********************************************************

Henri Karan

Filho de um grande amigo, era da turma do Fernando Nardini, na época trabalhava na TV Bandeirantes. Foi correspondente internacional e durante muito tempo diretor de redação na TV Band, passou também pela direção da CNN Brasil. Na faculdade as vezes me convidava para que eu fosse dar uma força como meia esquerda no time de futebol que ele tinha. 

 ********************************************************

Janaina Borba

Aluna do Randal Juliano e depois da Eleonor Paschoal. Talentosa, hoje apresentadora do Jornal da Record.

 ********************************************************

Rodrigo Bocardi

De uma turma onde tenho vários amigos, como Audrei Franco, Eduardo Elias, Luciana Abduch, Erika Faltin. Trabalhava na Rede Manchete, depois foi editor de economia na Globo, trabalhando com a Ana Paula Padrão. Iniciou como repórter e um período mais tarde foi correspondente em Nova York. Hoje apresentador do SPTV e do Programa Ponto Final na Rádio CBN.

Quando eu dirigia o Programa Código de Honra encontrei com o Rodrigo na Reunião Almoço com o Ministro da Justiça Tarso Genro e ele precisava de uma sonora do Ministro que não falou com a imprensa, mas consegui a sonora as imagens e cedi para o Rodrigo.
Em 2023 encontrei com ele nos corredores da Rede Globo.

 ********************************************************

Flavia Cavalcante

Encantadora.
Miss Brasil. Foi repórter do amigo Amaury Jr. Hoje e apresentadora dos eventos do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.

 ********************************************************

Eduardo Elias

Na FIAM já trabalhava no portal Decolar.com. Depois foi para o jornalismo, trabalhou muito anos com o amigo Marcio Moron na FoxSports. Hoje é apresentador do Espn Sportscenter / Fox Sports

 ********************************************************

Fernando Diniz

Num determinado período da Faculdade saímos bastante com o amigo da turma dele Paulo Marques.
Fernando, também esteve no meu terreno com amigos da sua turma, como a querida Paula Svetlic, Ana Carolina, Assis Mendes, Reinaldo Duque e outros.
Já na FIAM, começou a trabalhar em agência. Cheguei a entrevistá-lo quando trabalhava na Loducca.
Fernando, em 2021 foi presidente da Agência de Publicidade DPZ&T, hoje está Leo Burnett como CEO da operação
Última vez que nos falamos, foi quando levei meu livro para ele na DPZ&T, no final de 2022

 ********************************************************

Ana Helena Hasckel

Em 1997 estava de férias na Europa com dois amigos e ex-alunos da FIAM, Marcio Moron e Nano Filho. Saímos de Bordeaux, passamos por Paris e ficamos uns dias em Londres.

Numa determinada noite saímos do Hotel London West – Hammersmith e fomos passear até o Piccadilly Circus. Quando no Metrô encontro na escada rolante do Piccadilly com a Ana Helena. Paramos uns minutos e me convida para ir à casa dela para comemorar seu aniversário que seria no outro dia. No outro dia, saio sozinho e vou para a casa dela, quando chego encontro outros amigos e alunos da FIAM, entre eles o Fernando Esselin, e Fernanda Russomano, que estavam morando por Londres. No sabado passei uma tarde agradável com eles andando por Londres.

Foi um encontro inesperado, mas guardo boas lembranças desse dia.

 ********************************************************

Ticiane Pinheiro

Filha da minha querida amiga Helô Pinheiro e do Fernando,  Tici foi minha aluna no 3º e 4º ano do curso de Telejornalismo da FIAM da turma de 1997.

Durante um período encontrava com ela nos encontros familiares que a Helô me convidava e ia junto com a Laura e Luísa.
Tici é apresentadora do programa Hoje em dia, TV Record.

 ********************************************************

Outros queridos e talentosos alunos

Daniel Navarro Sonim: Jornalista, escritor e palestrante
Alex Müller Kramberger: Jornalista na Rádio 9 de julho / Esporte9
David Grinberg: Vice President of Corporate Communications en Arcos Dorados
Rosangela Padua: Profissional de comunicação
Fernanda Oening: Apresentadora Canal Samba News Oficial
Fernanda de Lucca: Assessora do prefeito de São Paulo
Fernando Lupo: Jornalista e produtor de conteúdo na Globo
Pedro Mantoan: Produção de reportagem, coordenação de praças Rede Globo
Ruth Mantoan: Jornalista
Marcos Petrucelli: Jornalista, escritor, crítico de cinema na Gazeta do Povo!
Nano Filho: Locutor, a voz das chamadas da TV Band
Fabio Salgueiro: Jornalista Esportivo e escritor, 8 livros publicados
Luciano Jr.: Jornalista
Eduardo Toledo: Jornalista no Taboão da Serra
Juan Caetano: Senior Product Manager em Energia Renovável
Claudio Dirani: Escritor, especialista em Paul McCartney 
Henrique Andrade Camargo: Communication and Translation – Mora em Praga
Lilian de Mattos Vituzzo: Jornalista, mora em Londres
Tatiana Saad: Executive Editor na Rede Bandeirantes de Televisão
Verônica Dantas: Jornalista
Fabio Diamante: Repórter SBT
Viviane Eberhardt: Artista Plástica
Alberto Chamma: Jornalista
Rodrigo Cascino: Jornalista Esportivo
Fabiana Scaranzi: Jornalista especialista em Comportamento Humano
Andre Guilherme: Superintendente de Comunicação na Desenvolve SP
Mario Mendes: Jornalista, coordenador de produção de Rádio.

Audrei Franco: Jornalista
Erika Faltin: Jornalista , Locutora , Apresentadora
Peter Roman: Consultor de Mentes EQ Consulting International 
Rute Meire: Jornalsita
Marcelo Bittencort: Repórter TV Bandeirantes
Maria Cecilia Abbati: Coordenadora de Imprensa do TJSP
André Rosso: Coordenadora na Russo Jornalismo Empresarial
Fernando Fontana: Apresentador, narrador e repórter na Rede TV!
Amigo colorido do Flavio Prado. kkkk
Rene Polazzo: Jornalista / Editor de mídias audiovisuais
Paulo Napoli: Roteiro e Produção de Conteúdo
Leonardo Stefanini: Diretor de Teatro
Jehozadak Pereira: Jornalista em Boston
Alessandra Barbour: Assessora de imprensa
Caio Meira: Sales and Programming Director na Universal Pictures International Entertainment
Eduardo Lancelotti:
Rogerio Stella: Fotografo
Renato Viliegas: Director at GMR Midia
Adriana Cruz: Terapeuta Cristã, Jornalista e Palestrante
Paulo Cunha: Jornalista l Fotógrafo l Podcast Outra Visão
Cristina Biltonveni: Jornalista
Kiko Perrone: Jornalista e Musico
Fernanda Lima: Jornalista
Luciana Cardoso: Jornalista
Cleo Brandão: Jornalista, Relações Públicas e Mestre de cerimônias
Flavia Cavalcante: Jornalista / Mestre de Cerimônias.