Faculdade FIAM

Propaganda & Publicidade 1983

Entrei na faculdade FIAM para fazer o curso de Propaganda e Publicidade em 1983
durante o curso conquistei várias amizades que mantenho até hoje.

 

 

Logo nos primeiros meses me apaixonei terrivelmente por uma aluna de sala, ficamos amigos e nunca rolou nada, foi mais um amor platônico do que outra coisa.
Um tempo depois ela reatou com o antigo namorado e acabei sendo convidado e fui ao casamento dela. kkkk
Tive outras paixões repentinas durante minha vida acadêmica como aluno.


O 1º ano de FIAM foi o mais importante para mim.
Ali comecei a escrever todas as terças feiras minhas poesias e fixar no mural de entrada da minha sala de aula e elas passaram a ser assunto durante a semana para amigos da minha sala e das outras, o que me tornou popular nos corredores da FIAM.
Marcia de Faria Granato era minha musa inspiradora, AMarcia, mas também a Marta Regis Fogaça, Fernanda Nader, Maria Isabel Lobo, Denise Lettieri, Marta Mingione e muitas outras.
No final do ano transformei essas poesias em um livro onde consegui vender quase 1000 exemplares.

 

 

https://youtu.be/W339SZtHe5k?si=cjGMFZ54ju2ju12R

Quantas e quantas vez conversávamos sobre marketing, cinema e televisão, onde aprendia muito contigo.

 

Por acreditar em mim, sempre me apresentou como socio e conheci muitas pessoas.
Carlinhos Duque era um frequentador do Studio e sempre estava presente e se tornou também um grande amigo onde mantemos amizade e nos falamos com frequencia ate hoje, assim como o Amaury Jr, Marcos Vinícius, Roney Signorini e nossa querida Garota de Ipanema, Helô Pinheiro.

 

Hoje pensando, lembro o quanto aprendi e o quanto conquistei.
Aprendi com a vida e conquistei com sua ajuda.

Um dia voce disse que gostaria de fazer um jornal de bairro, gostei da ideia e sugeri lançar o jornal Mondey New, que editei por uns 2 anos e era distribuido no Bairro dos Jardins. 
Na segunda edição do jornal você me deu de presente um carro, uma Saveiro, para que eu pudesse fazer as matérias e distribuir o jornal, esse foi meu primeiro carro.


Um tempo depois montamos no Itaim Bibi na Rua do Rócio, um estacionamento para 200 carros, que passei a administrar. Nunca falamos em dinheiro, eu trabalhava e pegava o que acha necessário, e foi assim por muitos anos e com o estacionamento ganhamos um bom dinheiro.

 

Um dia eu disse que precisa comprar uma casa para a minha mãe, isso foi antes do Plano Collor, você me deu o dinheiro e falou, compra a casa para sua mãe, é um presente para você.

Num determinado momento voce teve um problema de saúde e ficou 46 dias internado no Hospital Albert Einstein e junto com a Claudia, sua companheira na época, fiquei ao seu lado o tempo todo.


Recuperado decidiu morar em definitivo no Guarujá e deixou tudo que estava no Status Studio para mim e ainda pagou o aluguel ate quando decidi criar a LZ12 Comunicação e mudar para um terreno que comprei no Taboão da Serra e hoje e minha bela casa que construí e moro com a minha mulher Laura e nossa filha Luísa.


Em 2002 fui para o Guarujá apresentar Laura, minha namorada e voce nos cedeu um quarto que tinha no Hotel Delphin, ali começou também uma grande amizade com a Laura, que é minha mulher desde 24 de julho de 2004.
Quando a Luísa nasceu em 2006, disse para a Laura, o Marinho não gosta muito de criança, mas precisamos levá-la para ele conhecer.

Quando chegamos no apartamento você nem olhou para a Luísa, almoçamos e fomos embora.
Passamos a fazer isso com mais frequência e para a minha alegria e felicidade você adotou Laura e a Luísa com o mesmo carinho que sempre teve comigo.


Durante 15 anos, eu Laura e Luísa pelo menos uma vez por mês  íamos almoçar com voce a sua querida Amanda.

 

Sempre foi um encontro maravilhoso e minhas meninas saiam com a sacola cheia de piquinis que voce as presenteava da sua loja Piquinis Guaruja que ficava no Morro do Maluf.
Me deixava muito feliz e ver o quanto voce gostava das minhas meninas.

 

No dia 20 de dezembro de 2021, como de costume almoçamos juntos e naquele dia na mesa do restaurante você ficou conversando com a Luísa que desejava assim que finalizasse o ensino médio, passar um tempo viajando pela Europa e depois conhecer a Grécia. Você deu otimas dicas para ela, afinal conhecia muito bem a Europa pelas várias vezes que esteve por la contou algumas histórias que teve das muitas vezes que andou pela Grecia.
Eu feliz ficava ouvindo com atençao as histórias que contava para a Luísa sobre suas viagens.

No final do almoço caminhando para pegar o carro, falou da dificuldade que estava tendo para andar e fazer as coisas, afinal tinha acabado de se recuperar da Covid19 e num tom de tristeza disse que não estava bem com aquela situação.

 

Ali naquele momento, estranhamente nos deu um forte abraço e emocionado nos despedimos.

No dia 17 de janeiro de 2022, como de costume fomos para o Guarujá e da praia te liguei para combinar a hora do almoço. Por telefone você disse que não estava bem e que não queria que nos encontrássemos nesta situação.
Então pela primeira vez depois de muitos anos almoçamos sozinhos na praia e fomos embora.
No outro dia, 18 de janeiro de 2022 ás 10h00 da manhã você resolveu nos deixar, cometendo suicídio.

Querido amigo, você está fazendo uma puta falta.

CHRISTINA SPINARD MARQUETTI
Escrevi na época uma poesia para a Christina Spinard Marquetti, hoje senhora Chris Godinho, proprietária da Contato Comunicação, uma agência de comunicação & RP e durante um período almoçávamos juntos na Rua 13 de maio no Bixiga e nos divertindo conversando sobre as nossas viagens pelo velho mundo. Christina é uma especialista em Itália e me deu ótimas dicas para as férias que tirei em 2018, conhecendo a Toscana, Veneza, o maravilhoso bairro de Trastevere e claro Roma. Minha mulher Laura e minha filha Luísa adoraram as dicas.

 

MARTA REGIS FOGAÇA

A garota mais descolada da nossa turma, deixava todos nós loucos.
A Marta se casou, foi morar no Sul e teve duas meninas. Um dia, em dezembro de 1990, fui visitar a Christina Godinho e numa conversa falamos da Marta Regis, e a Chris me convidou e fui junto com a Cristina Zanata, minha sócia na LZ12 Comunicação passar o Réveillon de 1990 no Hotel Internacional em Termas do Gravatal que era da família do marido dela.
Passamos o final de ano num ambiente muito agradável.
Nunca mais encontrei com a Marta, mas tenho notícias através da Christina.

MARIA FERNANDA FREITAS MARTINS

Fernanda Martins, nos divertíamos muito durante o curso, falávamos sobre tudo, saímos para jantar, ir ao teatro. Fernanda foi uma grande amiga, morava na Praça Por do Sol, tinha um namorado de infância e me convidou e fui ao casamento dela numa festa maravilhosa no Clube de Campo São Paulo, assim que se formou foi morar em Sorocaba no condomínio Lago Azul Residencial e Golfe Clube que é da sua família.
Estive no condomínio em 2004 quando estava fazendo minha Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo e meu TCC foi, “uma tacada de Golfe”.

A Tuni (Maria Antonieta) foi uma parceira de grupo que me fez admirar ainda mais o Caetano Veloso, outro dia nos falamos por telefone e ficamos de marcar um encontro com nossos amigos de turma que era formado pela Marcia Lavieri, Joseli Cavalheiro, Virginia Revolte e o Marcelo Nobrega.

LUIZ ANTONIO TRINDADE

Sempre que possível estou em contato com o querido Luiz Trindade, que num determinado momento trabalhou comigo no Status Studio e depois foi morar no Canada e voltou casado com a Neide. Em um dos nossos encontros eu convidei e ele aceitou e durante 1 ano foi professor de Desing para os alunos do 4º ano de publicidade da FIAM.
A capa do meu livro Olhe para o Lado foi ele quem fez em 1988.
Em fevereiro de 2022 almoçamos juntos e aproveitei para entregar meu livro Nunca é Tarde para Começar. Na ocasião me deu ótimas dicas sobre a viagem que iria fazer em março para Los Angeles e Las Vegas.

 

MARCELO NOBREGA

Mantive uma boa amizade com o Marcelo Nobrega, filho do Carlos Alberto de Nobrega onde assisti muitas gravações da Praça é Nossa no Teatro Silvio Santos na Av. Ataliba Leonel.
O Marcelo trancou a matrícula da faculdade no 1º ano.
Hoje é o Diretor do Programa a Praça é Nossa do SBT.
Perdi o contato com o Marcelo.

 

MANUEL ONHA, LUIS KOLODIN, LUIS BULGARELLI, MARCEL MANO
MARCO BARBATO E MARCELO ALENCAR

Manuel Onha, Luis Kolodin, Luis Bulgarelli, Marcel Mano, Marco Barbato e Marcelo Alencar.
Passei um final de ano em Peruíbe na bela casa do Manuel Onha, junto com o Luís Kolodin, Luís Bulgarelli e Marcel Mano. Anos depois Manuel se casou e mudou para Peruíbe onde mora até hoje. Kolodin e o Bulgarelli, perdi o contato, Marcel Mano, é um excelente assessor de imprensa especialista em motociclismos, nos falamos pelas redes sociais.
Marco Barbato, trabalha com assessoria de imprensa no interior de São Paulo. Nos encontramos num almoço na Rua 13 de maio, onde foi me visitar na PhorteTV e colocamos a conversa em dia.
O Marcelo Alencar na sala de aula era um grande chargista e depois de formado chegou a colaborar com algumas charges para o Jornal Monday News que eu editava. Voltei a encontrá-lo na Editora Abril, onde trabalhou muito tempo na Revista Nova Escola. Minha agência LZ12 Comunicação comprava anúncios para a Universidade Gama Filho.
Recentemente nos falamos e ele continua trabalhando com jornalismo na área de Educação.

 

 

Faculdade FIAM

Jornalismo 1987

Já o curso de jornalismo surgiu por influência de amigos, como eu já estava trabalhando no Status Studio (um estúdio fotográfico do Marinho Guzman e do Carlinhos Duque) e visitava muitas redações para levar releases e as fotos tiradas das modelos no Studio,
assim num conversa na Pizzaria Monte Verde com o Carlinhos Duque ele incentivou a fazer o curso.
Sai da Pizzaria e fui para casa pensando e no outro dia liguei para o professor Roney
e em seguida estava matriculado no curso de Jornalismo da FIAM e me formei em 1989.

 

REINALDO DUQUE


Em na sala de aula conheci o meu grande amigo Reinaldo Duque que ficou fã do meu futebol e junto com os outros amigos do time, me apelidaram de Mirandinha, título que levo até hoje pelos amigos do FASP, time que montamos e jogamos nas manhãs de sábados durante mais de 15 anos em Jundiaí.
Muitos desses amigos ainda jogam em Jundiai.
Durante muito tempo comemorávamos aniversário juntos, Reinaldo, dia 29, eu 30 de agosto.
Chegamos a fazer uma festa grandiosa na casa dele no Morumbi. Naquela noite parecia que a FIAM inteira estava na nossa festa, isto em 1987.

FASP – FUTEBOL AMIGOS DE SÃO PAULO
https://youtu.be/L3SxWC5gTPo?si=yte005nVLi_8oeH4
AMIGO DE FUTEBOL
AMIGO PARA SEMPRE


Reinado, casou com a Bruno, e fez uma maravilhosa festa na sua chacara em Piracaia, hoje é uma homem quase serio e tem duas filhas.
Sempre estamos nos encontrando, para um café, almoço ou simplesmente para colocar a conversa em dia.

ALI HASSAN

 

Ali Hussein Hassan
Ali frequentou meu terreno nas festas familiares durante muito tempo, hoje é o meu especialista em colchão, conhece muito sobre o assunto, tem várias lojas na região do Pirajussara. Sempre nos encontramos para tomar um café ou falar sobre a vida.
Recentemente gastei um bom dinheiro comprando um novo colchão para minha cama, com um bom desconto. Kkk

 

KARINA HARIRI


Em maio de 2019 eu, Laura e Luísa fomos prestigiar a Virada Cultural no vale do Anhangabaú e contei para elas que assisti um show do Caetano Veloso no mesmo lugar onde estávamos com minha amiga de turma de jornalismo, Karina Harari. Bom isso foi no final dos anos 80. Em janeiro de 2024, jantamos juntos com nossa amiga de turma Luci Guimarães no Ráscal Restaurante do Shopping Higienópolis.
Sempre estou falando com a Karina, principalmente nestes dias em virtude da guerra em Israel 2023/2024.


LUCI GUIMARÃES


Luci, está morando em Paris desde o início dos anos 2000.
Dia 12 de janeiro de 2024, estava em visita a São Paulo, me ligou e nos encontramos com Karina Harari no Ráscal Restaurante do Shopping Higienópolis e comemos uma pizza, regado ao um bom vinho. Ela estava com o marido francês, Eric Bromme.

 

CRISTIANE LOPES

Sempre tive um carinho especial pela querida amiga Cristiane Lopes, que foi minha grande parceira de jornalismo na época do Jornal Monday News, que fizemos juntos na no Status Studio. A Cristiane casou com o Eduardo é mãe de duas lindas meninas e esteve em casa prestigiando nosso cachorro-quente com a Luana sua filha mais nova. Hoje ela é professora e trabalha com Educação.

 

https://youtu.be/qrf8TvWvuik?si=6nUymuqrK0zEo2Ex

MARTA FURADO VIEIRA

Maria, como eu a chamo carinhosamente, trabalhava como produtora na TV Bandeirantes, produtora das boas.
Em janeiro de 1991 me convidou para fazermos o passeio no Trem da Morte. Topei, marcamos data e saímos na minha Saveiro rumo à Bolívia.
Não chegamos a pegar o Trem da Morte, porque realmente o Trem na época era terrível e desistimos, mas fomos de carro até o Mato Grosso do Sul, passamos por Corumbá, atravessamos a fronteira em Estación de Tren Puerto Quijarro, na Bolívia, depois descemos para o Pantanal onde conhecemos, Miranda, Aquidauana, a cidade ainda não famosa de Bonito, Maringá e retornamos para São Paulo.
Frequentei muito a casa dos pais dela em Osasco.
Mantenho contato com a Maria até hoje, casou-se com o Geraldo e tem duas filhas, a Luiza e a Sofia.

 

 

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

Pós graduação Administração
Marketing esportivo

 

Certo dia, tenho uma reunião com Fabio Mazzonetto, na Phorte Educacional.
Ele mostrar um folheto e diz; Delci, faz esse curso de Pós-graduação.
Naquele momento digo que não tenho intensão em fazer o curso, mas ele insistiu dizendo que a coordenação era do amigo Mauro Mattos junto com Fabio Saba.
O Mauro já conhecia dos nossos almoços do tempo da Rua São Joaquim, Saba, conheci no curso, que além de ser coordenador foi um dos nossos professores, ficamos amigos e depois produzi e dirigi muitos vídeos para a Saba Consultoria, e virou cliente da LZ12Comunicação.

Na ocasião levei comigo para fazer o curso alguns amigos jornalistas, como Marcio Moron, Acaz Felleger, Fernando Fernandes e Marcio Garcia.

Em 25 de agosto de 2003 iniciei o curso de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo.
Assim em dezembro de 2004 me formei em pós-graduação na Universidade Gama Filho.

 

TULIO PIMENTOA, DELCI E FABIO SABA
PÓS GRADUADO
MARCIO MORON, NICOLAS CABALLERO E DELCI LIMA