Professor.jpg
Fotos Delci.jpg
Eu,professor1.jpg
FACULDADE FIAM 
Publicidade 1987, Jornalismo 1989 - Professor de 1990 até 2015 
Ser professor universitário jamais passou pela minha cabeça.
Um dia, o saudoso professor Roney Signorini (Diretor da FIAM) me convida e aceito ser professor assistente (cargo que ele criou) para trabalhar junto com Randal Juliano, Flavio Prado, Pio Redondo, Flavio Albuquerque e Alberto Guiurgui estes dois, professores de Publicidade.
Assim em 1 de novembro de 1990 fui contratado e trabalhei como professor universitário ate janeiro de 2015 na FIAM. 
Fui assistente dos professores de Publicidade somente no 2º semestre de 1990, depois passei a trabalhar somente com os professores de Telejornalismo.
Trabalhar com o Randal Juliano foi uma experiencia única, afinal o Randal Juliano era o senhor da comunicação. Iniciou no Rádio, passou pela televisão e foi um profissional completo, trabalhei com ele uns 2 anos, depois ele saiu da FIAM.
Randal foi um bom professor e um São Paulino fanático, morreu em 2006 aos 81 anos.
Trabalhei também um semestre com a jornalista Eleonora Pascoal, aprendi bastante, uma profissional muito competente.
O Flavio Prado virou amigo, trabalhamos juntos somente 1 ano, saiu da FIAM e foi para a Faculdade São Judas e depois para a Faculdade Unisa, onde me convidou e fui professor por 2 anos.
Mas o grande parceiro de FIAM foi o Pedro Tadeo Zorzetto que foi contratado para substituir o Pio Redondo que ficou pouco tempo na faculdade.
Durante 10 anos foi o Tadeo quem me ensinou a ser professor de telejornalismo e profissional de televisão, aprendi tudo com ele.
Criamos uma grande amizade profissional e de confiança, alguns meses depois de nos conhecermos ele foi fazer os Jogos Pan Americano em Cuba e quando voltou me convidou e participei do maior aprendizado que tive na vida profissional como jornalista. Fui trabalhar junto com ele na cobertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. 
Então em 92 estava no no IBC - Centro de Imprensa de Barcelona onde as maiores emissoras de comunicação do mundo produziam seus conteúdos, os melhores profissionais de jornalismo dos seus paises e os melhores atletas do planeta nos presentiavam com seus records e profissionalismo, e eu um recém formado em jornalismo estava fazendo parte de tudo aquilo.
Tenho muito que agradecer ao Tadeo, continuamos amigos e hoje ele é um dos meus professores nos cursos de Pós Graduação em Marketing e Comunicação que montei junto com o professor Raul Fonseca para diversas Universidade que comercializam esses cursos.
Obrigado Tadeo.
E assim por 25 anos me diverti, aprendi e contartilhei muitas boas histórias para meus queridos alunos dos 3º e  4º anos da disciplina de Telejornalismo e Produção Publicitária da Faculdade FIAM. 
E vou aproveitar esse espaço para contar um poucos desses Encontros e suas Hitórias.
Uma homenagem ao saudoso e querido amigo, diretor
da Faculdade FIAM - Roney Cesar Signoirini
Depoimentos de ex alunos do curso de Jornalismo da Faculdade FIAM dos anos 80 e 90
Tenho muito que agradecer ao meu querido
amigo Pedro Tadeo

 

Um grande jornalista, meu amigo
Flavio Prado
tira1.jpg
Alguns alunos e amigos talentosos que tive o prazer de compartilhar conhecimento
tanto no 3º como no 4º ano nas aulas de Telejornalismo 
tira1.jpg
PROJETO JAGUARIÚNA
FIAM - 24 e 25 de outubro de 1992

 

A primeira vez a gente nunca esquece.

 

Era agosto de 1992, eu tinha acabado de chegar de férias da Europa onde aproveitei e também fui trabalhar na Cobertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Então o Diretor da FIAM, o professor Roney Signorini me chama na sala dele e diz que gostaria de retormar o Projeto Experimental para as turmas do último semestre do curso de Jornalismo.
Ouvi as instruções dele e fui direto para a sala de aula e falei do Projeto com meus alunos e disse que tinhámos que escolher uma cidade no interior de São Paulo para realiza-lo.
 
Quando uma aluna, se não me engano a Renata Chiurciu falou da cidade de Holambra.
Então foi decidido junto com os demais alunos que iriamos realizar o Projeto Experimental da turma OD412 em Holambra.
E assim realizei um dos melhores projetos Educacional que fiz ate hoje e sem dúvida o que  me deu mais prazer e orgulho.
Lembro que num determinado momento falei sobre isso em sala de aula e a aluna Heidy Varga disse que sentiu um orgulho danado do meu comentário. Então repito aqui, é verdade Heidy.
 
O Pedro Tadeo Zorzetto que era o professor titular da disciplina ainda estava em Barcelona nas Olimpiadas, alias foi ele quem me levou para participara pela Rádio Bandeirante da Cobertura do Jogos Olimpicos.
 
Quando o Tadeo chegou acertamos os detalhes e num determinado dia eu a Patricia Drumond, e a Renata de Filippo fomos até Jaguariúna para conversar com o Prefeito da cidade.
Nesta reunião descobrimos que Holambra não era um Municipio então decidimos realizar o Projeto em Jaguariúna que na época não era famosa, acredito que ficou depois de nossa triunfal passagem pela cidade. kkk.
Hoje Jaguariúna é uma cidade Turistica com o famoso Rodeio da região.
 
Passamos um final de semana nesta pequena cidade, com uma redação improvisada numa escola onde dormimos confortavelmente na quadra esportiva. Foi pura diversão e muito aprendizado com direito a café da manhã, almoço e jantar oferecido pela prefeitura e balada a noite.
 
Então realizamos uma especie de Globo Repórter sobre a pequena cidade de Jaguariúna e região.

 

Várias equipes de reportagens, uma unidade Movel da Fiam (um ónibus com os equipamentos de TV), de onde escreviamos e gravamos todo o conteúdo que seria finalizado na Faculdade.

 

Era meu primeiro ano como professor Universitário e uma turma maravilhosa, e aqui faço meu agradecimentos a todos;
Patricia Drumond, Edison Dias, Heidy Vargas, Vania Rolin, Renata de Filippo, Ronald Sclavi, Eduardo Torelli, Claudia de Pinho, Natalino Borring, Maria Alice Machado, Fernanda Cardoso, Ana Cynthia Schall, Mark Wlaker, Claudia Dall'ovo, Daniela Diamanstein, Paula Salgueiro, Dijali Menezes, Mirian Fiaux, Luciana Podiese, Rejane Teodoro, Mirian e Mariel de Grande, Andrea Lima, Luciana Brandila, Claudia Cardial, Bia Ferreia, Elisa Picarelli, Cristina Dias, Carla Curi, Silva Herrera, Renata Pontala, Luciano Delfini, Pedro Pequeno, Renata Chiurciu, Roberta Akan, Cristiane Campos, Carla Maria, Daniela Diab, Claudia Ferreira, Marcelo de Souza, Cintia Marquezan, Patricia Montezano, Claudia Souza, Leila Bourdoukan.
E a equipe tecnica da FIAM, coordenada pelo meu amigo, Fran Periago e seus colaboradores, Renato "Asa", Claudia, Tatu, Gilberto, Victor, e aos meus tutores, incentivadores e hoje meus amigos de coração, Pedro Tadeo Zorzetto e Roney Cesar Signorini. 

Comecei bem como professor Universitário.
MUITO OBRIGADO.
3.jpg
Fotos_1992_04.jpg
10.jpg
9.jpg
8.jpg
5.jpg
7.jpg
Eu e a Vanda em Jaguariúna.jpg
8.jpg
6.jpg
2.jpg
tira1.jpg
Assis Mendes
Assis_3.jpg
Reunião de pauta nas tardes de domingo no meu terreno. kkk

 

Assis4.jpg
Amigo dos bons e um ótimo imitador
Assis_7.jpg
Alguns alunos da turma do Assis numa das festas no meu terreno
Meu querido amigo Assis, quantos momentos bons passamos juntos na época da FIAM, sempre via voce chegando fardado em sala de aula, vida dura, trabalhava na Policia Militar e estudava jornalismo.
Durante um bom periódo saimos depois da aula para ir almoçar ou tomar um café no Shoppping Iguatemi. Durante um periodo voce frequentou as minhas festa no meu terreno com meus alunos da FIAM e também nas reuniões da minha familia, sempre teve um carinho muito grande pela minha mãe e minha irmã Leda, que esta sempre perguntando de voce, também conheci sua mãe e suas irmãs. Estavamos sempre indo nas festas que nos convidavamos, fomos no casamento da sua amiga de turma, Patricia Fernandes na Aldeia da Serra e junto com o Ricardo Matsumoto e o Paulo Marques participamos de muitas outras.
Chegamos a fazer uma festa em sala aula de despedida da sua turma e voce apresentou um show que escrevi onde voce imitava uma série de personalidade contando coisa engraçadas de alguns alunos da sua turma, foi um Show muito legal e todos curtiram.
Assim que se formou voce resolveu ir para Londres estudar inglês, onde ficou um bom tempo. Retornou ao Brasil, virou professor de inglês, casou e hoje mora em São Paulo.
As vezes te convido e voce vai almoçar comigo no Bixiga onde fico onde trabalho no Estúdio.
Em maio de 2018 almoçamos no Mama Celeste onde pedi dicas de Londres, afinal eu estava indo de férias com a Laura e a Luísa para a terra da Rainha e voce me deu ótimas indicações.
É isso ai meu amigo, fique com Deus e um grande abraço. 
tira1.jpg
Teresa Bove

 

Teresa.jpg
Teresa Bove, simplesmente uma querida amiga
Teresa1.jpg
Para...., estou indo para California
Direto de San Diego.

É isso mesmo, a Teresa foi minha aluna da turma de 1992, uma ótima aluna, trabalhava no Objetivo da Av. Paulista com o senhor Di Genio, sempre nos falavamos depois da aula, em alguns momentos chegamos a sair para dar umas voltas culturais pela cidade ou simplesmente passear, ficou somente nisso, nunca tivemos nada, eramos apenas bons amigos, pode acreditar. kkk
Quando ela se formou foi passar um tempo em San Diego na Califórnia e por incrivel que parece passamos a nos comunicar mensalmente via CARTAS, isso mesmo carta, ainda não tinha esse negócio de internet, e.mail, Facebook, Whatsapp, era carta mesmo, escrita a mão e com muitas páginas, e assim eu sabia das notícias direto dos United States of America e ela do Brasil.
Eu ficava ansioso para receber as cartas dela e assim passamos um bom tempo.
Em 2019 estava falando com a minha filha Luísa que na época tinha 13 anos e mostrei as cartas que trocava com a Teresa, ela não acreditou que um dia alguém ja usou esse recurso para se comunicar e fez questão de ler todas as cartas ao ponto de pensar que nós eramos namorados por correspondência, tal era o conteúdo das cartas.
A Luísa chegou a escrever uma carta para a Teresa e queria conhece-la e entregar pessoalmente.
Cheguei a falar para a Teresa sobre isso e ela ficou encantada e queria conhecer a minha filha.
Ela voltou para o Brasil e um dia por acaso eu estava andando pela região da Paulista e encontrei com ela. Um tempo depois no final de 2020 marcamos um encontro e fui apresentar a Luísa para ela. Passamos uma tarde agradavel tomando um café e sobremessas numa loja de chocolate próximo a casa dela, as duas curtiram esse encontro o que me deixou muito feliz. A Teresa é uma amiga do coração e no final de maio de 2021 nos encontramos novamente onde trocamos as cartas que escreviamos um para o outro quando morava em San Diego.                                                                          Ela aproveitou para falar sobre o meu livro " Nunca é Tarde para Começar", o que me deixou muito feliz sobre as perguntas que me fez sobre o livro e colocamos a conversa em dia e hoje nos falamos através da modernidade das Redes sociais. Segue o que ela escreveu sobre o livro.

 

Querido Delci (Delço) conforme o livro.
Hoje dediquei meu dia a você.
Acordei tarde deixei o celular desligado, peguei seu livro e fui para a varanda de casa.
Em meio a duas xicaras de café e após duas horas terminei o livro, que eu adorei !!!                         
Que delicia de história, que infância gostosa e quantos amigos especiais !!!
" SAUDOSISMO É A PALAVRA QUE DESCREVE O QUE SENTIMOS.... Bons tempos das boas músicas, dos bailes na casa dos amigos, de dançar lenta, da fita k7, do vinil da vitrola, dos encontros na casa dos vizinhos, do papo furado na escada da escola e da pureza da época" . O pensamento flui, a gente deixa a mão escorregar e o pensamento mais espontâneo do cérebro sai em forma de letras para a pessoa que esta no nosso pensamento.
Tenho que te acradecer pelo prazer de viver isso, escrevendo para voce.  
Amei recordar tudo isso em seu livro, muito bom !!!.
Muito obrigada !!! 
tira1.jpg
Christiano Blota
Uma visita agradavel  para colocar a conversa em dia

 

Chtis.jpg
Um drink no meu Terreno com meus alunos,
Paulo, Renata e Christiano
O Christiano Blota,  era um  aluno sempre na dele, tranquilo e atencioso, durante um periodo eu ele, Claudio Marron e Paulo Amaral, iamos depois da aula almoçar na Churrascaria Fogo de Chão da Av. Santo Amaro, era uma tarde agravádavel e as vezes eramos os últimos a sair do restaurante.
O Chris participou e foi repórter no Projeto Experimental em Atibaia, gostava e ainda gosta de esportes, trabalhou no SportsTV, na Band e em outro veiculos.
Sempre discreto, apesar do sobrenome, Blota.
Os mais novos podem não conhecer, mais é neto do Blota Jr. que foi um dos mais completo profissional de Televisão e Rádio do Brasil.
Me convidou e fui passar uma tarde no sitio da família dele em Itapecerica da Serra onde conheci sua família e seu avo, Blota Jr.
Foi um parceiro de futebol, sempre me convidando para dar uma força nos times da faculdade que ele montava.
Recentemente o Christiano foi me visitar no estúdio e almoçamos onde conversamos sobre futuros negócios.
tira1.jpg
Marcio Moron
Celebração a Amizade - meu amigo Moron
Londres.jpg
Novotel London West - Hammersmith - 1997
O Marcio Moron é um grande amigo e parceiro.
O Moron foi meu aluno na turma de 93, na época trabalha na Rede Record, onde ficou durante muito tempo como repórter, depois saiu e foi para o Portal Terra e durante 9 anos foi o vice-presidente de produção na Fox Sports na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro..
Sempre mantivemos contato, em 1997 eu estava indo para Portugal batizar minha sobrinha Raquel que iria completar 1 ano e numa conversa com o Nano Filho que era meu aluno e também amigo do Marcio Moron, perguntei se eles não queriam ir comigo para darmos uma volta pela Europa. 
Os 2 toparam e em junho de 97 ficamos 15 dias andando por Madrid, Bordeaux, Paris, e Londres onde nos divertimos muito. 
Um tempo depois o Marcio e Nano montaram uma empresa de Dublagem a Lipsync Versão Sonora, onde passei a frequentar e numa conversa, o Marcio sugeriu de montarmos um curso de apresentação de Telejornalismo e assim junto com o Paulo Marques formamos umas 4 turmas, onde os alunos finalizavam o curso com a gravação de um programa piloto nos estúdios da TV Alphaville do querido amigo Roberto Stoliar. 
Estive nas Olimpiadas do Rio2016 com a Laura e a Luísa e ele nos convidou para ir conhecer a Fox Sports (ele era vice-presidente de produção da Fox) onde passamos uma tarde muito agravadavel conhecendo as grandiosas instalações da Fox na Barra da Tijuca e revendo alguns alunos.
Nos falamos com frequência, o Marcio mora hoje no Rio de Janeiro e sempre que vem a São Paulo e a agenda permite almoçamos juntos no Bixiga.
tira1.jpg
Roberto Nonato

 

Nonato e o filho prestigiando nosso Cachorro Quente em casa 

 

maxresdefault.jpg
A voz do final de tarde do nosso dia dia

 

O Roberto Nonado foi aluno da turma de 1993, a lembrança que tenho dele como aluno é entrevistando o Prefeito da Cidade de Itu numa praça lotada de moradores e ele aluno do 4º muito tranquilo e profissional conversando com o Prefeito e a população para o Projeto Experimental da FIAM.  
Neste momento eu ja sabia que ele seria um profissional de Radio e dos bons.
Nonato trabalhou por mais de 30 anos na Rádio CBN, apresentando o Jornal da CBN 2º Edição. Hoje é o âncora da nova Rádio CNN com um programa díario no periodo da manha.

 

Sempre mantivemos contato, convidei e ele fez a apresentação de um vídeo para a Universidade Estacio de Sá que eu dirigi.
Sempre almoçamos juntos e ja esteve em casa junto com seu filho prestigiando o nosso Cachorro Quente que oferecemos para os nossos amigos onde colocamos as fofocas e a conversa em dia.
 
Em janeiro de 2021 nos encontramos perto da casa dele quando fui entregar meu livro e aproveitamos para tomarmos um cerveja junto com a Laura e minha filha Luísa que ficou no suco para colocarmos a conversa em dia.

 

tira1.jpg
Fernando Nardini 

 

É da turma de 2000, também foi um aluno discreto, tinhamos pouco contado, trabalhou na Band e depois foi para a Record.
Num determinado dia pediram para eu fazer um vídeo de abertura de curso e queriam alguém que estivesse no ar.
Não pensei 2 vezes, entrei em contato com o Fernando que estava na TV Record e ele aceitou e por 8 anos seguindo vem atualizando os vídeos de apresentação dos Cursos de Pós Graduação da Estacio de Sá com minha direção.
Sempre nos falamos e ele vem fazendo um ótimo trabalho na apresentação e narração dos eventos da ESPN.
tira1.jpg
Luciana Braga

 

Brilho nos olhos e muito felizes  com o final do
curso de Jornalismo da FIAM

 

Luciana.jpg
Uma querida amiga

 

Conheci a Luciana Braga em 1993, foi minha aluna de telejornalismo, sempre prestativa e atenciosa. Fiz uma entrevista com ela para um vídeo que produzi com os ex alunos da FIAM, na época ela trabalhava na Revista Capricho e no portal da Obisidiana.
A Luciana era da turma do Roberto Nonado e tinhamos amigos em comum, como o Caio Meira, Dado Lancelotti, Cris Junqueira, Camila Amorim, Alessandra Barbour, Marcelo Rosemberg entre outros.
Alguns anos depois de formada no final de 2004 a Luciana me liga dizendo que precisava falar comigo.
Nos encontramos na FIAM e ela me disse que tinha recebido uma proposta para apresentar um programa sobre moda na TV Aberta e queria saber se eu não poderia dirigir o programa. 
É claro que disse que sim.
Mas antes ela iria fazer um curso sobre moda de 2 meses em Londres e quando voltasse nos conversariamos.
Bom, esse curso virou uma pós graduação onde eu a ajudei com a documentação Brasil x FIAM x Londres e ela acabou ficando morando por lá um bom tempo.
Em 2016, quando retornou ao Brasil marcamos um almoço no Restarurante Gigeto da Rua 13 de Maio e junto com o Roberto Nonato passamos uma tarde falando da vida.
Em 2018 estive com a Laura e a Luísa em Londres e tinhamos a intenção de encontra-la, mas não conseguimos nos encontrar para tomar o tradicional Chá Ingles. 
Voltamos a nos encontrar em novembro de 2018 na Alameda Lorena num encontro casual perto da Escola de Teatro onde a minha filha Luísa faz um curso.
Estava com a Laura e ela disse que tinha retornado para o Brasil com as 2 filhas para ficar mais perto da família. 
Nos falamos com frequência e estamos viabilizando a possibilidade de fazer alguma coisa juntos. 
tira1.jpg
Ricardo Matsumoto
preview.jpg
O Ricardo Matsumoto, foi meu aluno da turma de 1993 e também um grande parceiro quando se tornou professor da FIAM.
Durante um bom tempo passamos a fazer juntos alguns trabalhos, ele diagramou para mim em 1997 os primeiros jornais Monday com o moderno software PageMaker, depois me ajudou na criação da primeira edição do Informe Phorte em 1997.
Na época ele trabalhava no Jornal Estado de São Paulo e dava aula na FIAM de diagramação para o curso de jornalismo.
O Ricardo tinha uma banda e durante muito tempo ia todos os sabados ensaiar no meu terreno, chegava por volta das 09h00, eu entregava a chave e saia para jogar futebol em Jundiai.
Ele ficava  ensaiando com o saudoso amigo Mauricio Spada e Sousa, na bateria, o Sergio a Eliza no contrabaixo e ele no vocal e na guitarra. Um tempo depois a Eliza saiu e entrou o Mauro Arais. 
Normalmente quando eu voltava de Jundiai eles ja tinham ido embora.
E assim foi por um bom tempo.
Como eu era um professor gente boa e ele também, viviamos fazendo churrasco nas manhãs de domingo no meu terreno com as várias turmas ODs dos nossos queridos alunos, e sempre com a ajuda e parceria do Ricardo.
Foi editor da Revista Set, especializada em Cinema e em várias ocasiões fui a convite dele nas cabines assistir em primeira mão os filmes que iriam para as telas de cinemas algumas semanas depois.
Cheguei a ir com ele numa entrevista exclusiva com o ex, 007 Pierce Brosnan que estava lançando no Brasil o filme Thomas Crown.
Para quem é apaixonodo por cinema, fã do 007 e conhecer um James Bond, foi um momento impar.
 
Em dezembro de 2014 atendendo a um pedido meu eu, ele me ajudou e negociou junto ao Cinema do Shopping JK para que eu, a Beth Toscanelli e o Fabio Dhead do IPE, pudessemos levar gratuitamente 60 funcionários do Instituto Phorte Educação para assistir a uma pre-estreia do filme Abutre no maravilho Cinema do Shopping JK, com direito a pipoca e refrigerante.
Foi uma tarde agradável principalmente para alguns colaboradores que nunca haviam assistindo a uma sessão de cinema.
Sem dúvida foi um belo presente de Natal para os colaboradores o Instituto Phorte Educação.
 
Em 2009 ele criou a Revista Preview, também especializada em cinema e vem fazendo um excelente trabalho. Nos tormamos grandes amigos e nos falamos com frequência.
Ate hoje ele me chama de professor e eu o chamo de Ex. 
tira1.jpg
Paula Svetlic
Paulinha minha querida aluna que ganhou o mundo.
Scanner_20180923 (2).jpg
Umas das minhas festa no meu terreno, hoje minha casa.
Sempre vou lembrar do sorriso da Paulinha, era uma aluna muito vibrante, sempre participativa, durante um bom período conversamos bastante, lembro dos seus desejos e objetivos profissionais.

 

Um dia me perguntou se deveria ir fazer um entrevista de trabalho no Canal E! Entertainment.  
Acredito que foi a partir deste momento que ela tomou a decisão de fazer uma carreira internacional. Foi assim no começo na Rede Globo de São Paulo e depois partiu para uma jornada na Globo de Londres, retornou e começou uma brilhante carreira na Red Bull em São Paulo e hoje com o cargo de Head of Communication at Red Bull Media House com base em Londres.
 
A Paulinha casou com um namorado que tinha desde o tempo da FIAM, tem uma linda filha chamada Mila e mora atualmente em Londres. 
Sempre que possivel trocamos informações pelas Redes Sociais.
Em outubro de 1994 ela escreveu um comentário ao meu respeito. 

 

(there's things that you guess and things that you know there's boys you can trust and girls that you don't there's little things you hide and little things that you show sometines you think you're gonna get it but you don't and that's just the way it goes. keep going... and in touch ) 
tira1.jpg
Silvia Lourenço
18198665_287778298343250_468868887521419444_n.jpg
Prestigiando a Silvia no lançamento no Brasil do seu livro Atravessando o Ocenano
IMG_20180613_115831205_HDR.jpg
A querida Silvia foi nossa anfitrião no Distrito de 
Richmond - Londres 2018, onde mora atualmente.
Minha aluna de Telejornalismo da FIAM, durante um periodo nós conversamos muito, ela tinha um desejo enorme em trabalhar na Televisão, lembro dela trabalhando como recpcionista na TV Globo e depois foi trabalhar no progrma Mais Voce da Ana Maria Braga. A Silvia é uma batalhadora e teve a sorte de trabalhar com pessoas competentes como minhas queridas amigas Viviane de Marco, Diretora do Mais Voce e a Monica Pinheiro. A Silvia saiu da TV, casou e foi morar com o marido na Inglaterra, ela resolveu virar uma jornalista escritora e escreveu o seu livro Atravessando o Oceano, onde conta a sua história de vida em outro pais. Estive no lançamento do seu livro na Livraria Cultura e neste dia estava com a minha mulher Laura e minha filha Luísa, foi um encontro adoravel, disse que um dia iria visita-la em Londre e foi o que aconteceu em junho de 2018 quando ela passou um dia comigo a Laura, a Luisa e sua filha de pouco meses num carrinho de bebe nos mostrando o charmoso Distrito Richmond.
Obrigado Silvia, em breve estaremos novamente te visitando, afinal das contas minha mulher precisar comprar novas velas Jo Malone, a dela ja acabou..... kkk
tira1.jpg
Eduardo Acquarone, Helio Soares e Marcelo Bonfá

 

Edu,Helio e bonfa.jpg
Essa foto eles me enviaram por Correio, com o seguinte recado
" Delci: Não perdemos o hábido de ser sacana. Imagine o que nós 3 estamos planejando... Estas belas fotos que voce recebeu são parte de um plano maquiavélico. Apenas pessoas que adoramos, como Roney, Márcio e Julio receberam.
Será que eles vão perceber a ironia. No seu caso, elas são mais irônicas ainda. Puta abraço, três mosqueteiros"
Imagina essa cena, quarta feira a noite Edu, Helio, Bonfá e eu numa quadra de Tênis, é isso mesmo, durante um período, passamos a jogar (kkk) Tênis numa quadra perto da Avenida Sumare, era mais diversão do que jogo, afinal ninguém tinha o perfil de um Nadal, Roger Federer ou muito menos Gustavo Kuerten, mas.... 
Na época da FIAM os 3 ja trabalhavam com jornalismo, o Helio e o Edu no SBT e durante muito tempo frequentei a redação do SBT a convite deles. Na verdade eu ia aprender um pouco de Telejornalismo assistindo ao vivo os programas e assim conheci Alberto Villas, Eliakin Araujo, Boris Casoy e muitos outros profissionais da area.
Depois o Edu foi para a Rede Globo e fez uma carreira brilhante ao lado de outros grande profissionais como Caco Barcelo que iniciou o projeto Profissão Repórter que acompanhei de perto, o Edu é um dos idealizadores do Globo Ecologia. Foi o Edu também que me apresentou o querido amigo santista, Mario Andrada e Silva que me ensinou junto com o Herodoto Barbeiro tudo sobre Midia Trainning, trabalhei com ambos e também com o Milton Jung durante muitos anos ensinando e orientando empresários, executivos e diretores de grandes corporações a como se comportarem junto a Midia.
Hoje o Edu esta morando em Lisboa, estudando e aperfeicoando seu conhecimento na área de comunicação e midia.
O Helio passou um período nos Estados Unidos na época do boom da Internet trabalhando no Portal Planeta Esportes. Numa visita ao Brasil nos encontramos e ele me contratou e fiquei produzindo e enviando materias esportivas para o canal. Em agosto de 2017 o Helio foi junto com o Zico Goes me visistar no estúdio na Rua 13 de Maio para falar de um novo projeto. O Helio continuou andando pelas redações, esteve na TV Cultura, SBT, na Prefeitura de São Paulo e hoje esta na TV Bandeirantes, 
sempre nos falamos para colocar a conversa em dia.
E o Marcelo Bonfá tem um canal de entrevistas no youtube (Pingue-Pongue com Bonfá) que vai muito bem. Mas faz tempo que não falo com ele.
tira1.jpg
Paulo Marques

 

Paulão.jpg
Paulão.jpg
Paulo Marques, um ex aluno da FIAM, que se tornou em grande parceiro e amigo. Trabalhou na TV Bandeirantes e depois que saiu da TV, passamos muito tempo andamos por esse mundo a fora atras de projetos e alguns deles se tornaram realidade. Montamos a convite dos nossos amigos Marcio Moron e Nano Filho um curso de apresentadores de telejornal com aulas prensencias na Lypsinc e gravação no Estúdo da TV Alphaville do meu amigo Roberto Stoliar, na verdade nos divertimos mais do que ganhamos dinheiro. Depois o Marcio Moron levou ele para trabalhar na TV Record.
O Paulo é um ótimo contador de histórias e chegou a ter um canal no youtube ( Pimenta Biquinho) onde contava essa histórias, o Paulão frequentou muito a minha casa e o meu terreno junto com a Marcia.
Mas depois que sua mãe morreu ele separou da Marcia e resolveu ir morar na cidade de Marilia no interior de São Paulo.
Vira e mexe nos falamos.
tira1.jpg
Maria Lúcia Nascimento 
Maria Lucia.jpg
Maria Lúcia Nascimento, minha querida aluna torcedora do nosso Santos
Deficiente Visual com o maior astral que ja conheci.
Lúcia, minha querida aluna. Nós dois temos bom gosto, afinal somos 2 torcedores do Santos Futebol Clube, e não poderia deixar de escrever sobre as boas lembranças que tenho de voce, principalmente quando me encontrava na segunda feira de manhã e começa a falar do jogo que o Santos venceu no domingo e voce vivia me sacaneando perguntando se eu tinha visto as lindas jogadas do Giovanni e os gols dele, então eu dizia que não e voce, sempre sorridente e espirituoza dizia, eu também não.
Voce era da turma de 1994 e é Deficiente Visual, isso mesmo cega e foi minha aluna e amiga no 3º e 4º do curso de Jornalismo. E um dia me disse que tinha o sonho de entrevistar o Milton Neves, então la vou eu, tentar ajuda-la. Liguei para o Milton Neve e fiz o convite para ele participar do nosso programa  Opinião FIAM, mas ele educadamente disse que devido a agenda naquele momento não poderia nos atender. Então conversei com o Pedro Tadeo e disse que poderiamos fazer um programa esportivo e ela seria a apresentadora. E assim a turma dela topou a ideia e com a ajuda do nosso aluno Helio Soares, convidamos o pai dele, o Radialista Paulo Edson que trabalhava na Radio Bandeirantes e topou fazer o programa.
E assim com a participação do aluno ja talentoso na época Alex Muller Kramberger que ficou o programa todo em baixo da bancada te avisando e dando as deixar para chamar as matérias voce apresentou o programa. Sem dúvida foi uma experiencias emocionante para todos nos, uma aluno deficente visual apresentando ao vivo para toda a faculdade o Programa Opinião FIAM com o radialista Edson Leite. Numas das nossas conversas nas manhãs de segunda voce também me disse da paixão que tinha pelo jogadores Giovanni e o Jamelli que jogavam no Santos. Então um dia numa daquelas reuniões de pauta que faziamos para decidir a produção do proximo programa os alunos responsável pelo proximo programa resoveram que iriam homenagear as mulheres da FIAM.
Bom essa reunião aconteceu na area de lazer do condominio onde morava o aluno Fernando Sousa, e regados a cerveja ajudei na produção e falei da paixão da Lucia por esses jogadores do Santos. Então na semana seguinte o programa Jornal da FIAM, como sempre entrava ao vivo durante o intervalo às 09h10 e segue as homenagens as mulheres da FIAM, e de repente entra a materia que o grupo fez  em Santos com o Giovanni e o Jamelli mandando mensagem para a ela. Não teve um aluno que estava assistindo aquele programa que não estivesse chorando neste momento, foi realmente emocionante. Lembro de voce indo embora todos os dias sozinha pegar o onibus na porta da Faculdade, voce ate hoje trabalha como jornalista na Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo. Estamos sempre nos falando pelas Redes Sociais.
Um grande beijo no coração minha querida aluna e amiga Santista. 
tira1.jpg
Aguarde, tem muita história para ser contada
 
Everaldo Marques - Joyce Ribeiro - Sandra Annenberg - Elisangela Peres - Alisson Fernández
Marcos Peres - Alex Torres - Marcio Spimpolo - Henri Karan - Janaina Borba - Rodrigo Bocardi - Flavia Cavalcante - Eduardo Elias - Fernando Diniz -  Cecilia Abbati Fernando Fontana - Ticiane Pinheiro - Alex Müller Kramberger - Maria Lucia Nascimento David Grinberg - Rosangela Padua - Fernanda Oening - Hebert Moraes - Fernanda de Lucca - Fernando Lupo  - Pedro  e Ruth Mantoan - Marcos Petrucelli - Nano Filho - Fabio Martinho - Fabio Salgueiro - Viviane Eberhart - Marcelo Rosemberg - Laura Lima 
Outros......