CALIFÓRNIA JUNHO DE 2020


Olá, tudo bem?
Atendendo um pedido da minha filha Luísa Lima, o nosso destino seria Califórnia.
Então Luísa organizou um roteiro de 19 de junho até 11 de julho de 2020, onde iríamos ficar 4 dias em São Francisco, 11 dias em Los Angeles, 3 dias em Las Vegas e
3 dias em San Diego. Mas…., nós e o mundo fomos surpreendidos pela Pandemia originada pelo Covid19 e com os países fechados fomos obrigados a adiar nossa viagem.


ANTES PRECISO CONTAR UMA CURIOSIDADE SOBRE O VISTO AMERICANO


Minha filha Luísa Lima deseja um dia morar nos Estados Unidos ou Europa, seja para estudar ou trabalhar com cinema.
Eu pelo contrário, simplesmente desejava conhecer o país do Tio Sam e se divertir nos parques da Disney.
Mas nos anos 90, 91, 92 e 94 tive o visto americano recusado, não me pergunte o motivo por que não saberei dizer.
Hoje tenho visto americano válido até 2029.


MINHAS MENINAS, LAURA E LUÍSA LIMA


Então em março de 2022, já com alguns países liberados, passaporte e visto americano com validade de 10 anos e comprovante de vacina da Covid19, em comemoração ao aniversário de 16 anos de idade da Luísa, novamente ela organizou e criou um roteiro de 11 dias, desta vez somente na cidade de Los Angeles e Las Vegas.
Assim, dia 18 de março embarcamos no voo CM801 da Copaair com escala no Panama e 14 horas depois desembarcamos no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX)
Viajar pela Copaair tem suas vantagens financeiras, tarifa mais barata e uma aeronave moderna, mas peca no serviço de bordo.
Alimentação muito pobre em todos os sentidos e o mais complicado, as escalas na cidade do Panama.
Saímos do aeroporto de Guarulhos 01h30 da madrugada de sexta-feira, chegamos no Panama City (PTY) 06h24, ficamos uma hora em espera e embarcamos 07h30, chegamos em Los Angeles 12h45.
O retorno foi bem mais cansativo, saímos de Los Angeles segunda-feira, dia 28, 22h10, pousamos no Panama 06h29, a partir deste momento tomamos um chá de canseira nos duros assentos do aeroporto até 15h22, ou seja, 8h53 de puro desconforto, quando embarcamos para São Paulo e aterrissamos em Guarulhos, 00h24 da quarta-feira.
Em seguida chamamos um Uber, R$ 100,00, onde um motorista muito simpático parou no McDonalds do Taboão das Serra, onde compramos lanches e levamos para comer em casa.
Claro que compramos um Big Mc para o motorista. 1h45 da manhã chegamos em nossa confortável casa.
Pense bem, as vezes vale pagar um pouco mais numa passagem aérea e não perder tanto tempo em conexões e muito e desconforto. 
Ademais, ademam.


AEROPORTO INTERNACIONAL DE LOS ANGELES (LAX)


Gabriel, filho do meu querido amigo e parceiro nas produções de vídeo, Adriano Rodrigues, que morava em Culver City, nos aguardava no aeroporto e nos levou para o Hyatt Hotel que fica próximo ao aeroporto, mas antes, com sugestão do Gabriel, paramos para fazer nossa primeira refeição em território americano, no tradicional Hamburguês na In-n-out burger.
Obrigado Gabriel e Adriano pela gentileza.


HYATT PLACE LAX EL SEGUNDO


Ficamos 6 noites no Hyatt Place LAX El Segundo, localizado uns 3 km do aeroporto, pagamos a diária de US$ 155,00.
Hotel tranquilo, bom quarto, porém café da manhã a desejar, bom isso comparado ao Hyatt aqui da Berrini em São Paulo, mas não passamos muita fome. Kkk 
Boa localização, tem uma estação de trem em frente ao hotel que pode levar para o centro de Los Angeles e fazer conexão com o Metro e ir para outros pontos, tais como Venice, Santa Monica ou
Marina del Rei e outros locais.

Você pode comprar o tíquete (promoção) por US$ 1,75 para uma viagem ou US$ 3,50 para andar o dia inteiro.
Caso esteja de carro fique atento, o Hyatt cobra US$18,00 a diária do estacionamento.
O Uber funciona muito bem, mas dizem que o concorrente Lyft tem umas tarifas mais baixa.

Usamos o Uber em alguns momentos;
Uber – Hyatt x Grove – US$ 26,96
Uber – Hyatt x Venice – US$ 22,94
Uber – Hyatt x Mahattan Beach – US$ 11,90


HILTON LOS ANGELES AIRPORT


Ficamos 2 noites, No Hilton Los Angeles Airport, com diária de US$ 204,00.
Fica na cara do aeroporto de Los Angeles (LAX), ótimo hotel, bom quarto, sem café da manhã, um desespero para a Laura. Kkk
Você pode comer no próprio hotel ou nos fast food da redondeza.
Mas fique atendo, a diária do estacionamento é US$ 42,00.
Paguei em duas diárias US$ 92,00 já com a tax.
Achei um absurdo, na verdade um roubo, mas….

Não esqueça de fazer seguro de viagem, afinal ter algum problema de saúde durante a viagem você terá muita dor de cabeça e um grande rombo nas suas finanças.
Caso tenha comprado sua passagem por algum cartão de crédito, com certeza terá esse benefício gratuito para cada passagem adquirida.


ALEX TORRES


Antes de viajar para Los Angeles, conversei por telefone com Alex Torres meu aluno do curso de Jornalismo da FIAM da disciplina de telejornalismo da turma de 1996 que mora a muito tempo em Los Angeles.
Aqui no Brasil, Alex era um parceiro de aventura e junto com outros 2 alunos, Hélio Soares e Eduardo Acquarone, nos divertimos muitos pelos corredores e bastidores do SBT.
Na época eles trabalhavam no jornalismo do canal do Silvio Santos, em várias ocasiões estive com eles assistindo direto da switcher do jornalismo aprendendo sobre telejornalismo, com Alberto Villas, Eliakim Araujo, Leia Cordeiro e depois o Boris Casoy.
Com Alex em alguns momentos fomos nas coletivas da Fórmula1 no Hotel Transamérica onde me divertia conhecendo os pilotos, participando de coletivas e filando um almoço grátis dos patrocinadores.

Alex partiu para Los Angeles no início de 2002 e hoje é um cidadão americano com documento e tudo. Kkk.
Alex, nos encontrou no The Grove na noite que chegamos e jantamos numa pizzaria onde fez questão de pagar a conta.
Depois, numa parceria com minha filha Luísa foi nosso guia em vários momentos e nos dando dicas de onde ir e o que fazer.
Uma noite nos encontramos em Cuver City e nos levou para conhecer as famosas ruas e avenidas de Los Angeles, e depois fomos jantar num dos Shopping mais badalados de Los Angeles e fizemos um tour noturno pelos pontos turísticos como a Hollywood Bl, Rodeo Drive, as famosas casas do Bevery Hill.

Em outro momento nos levou até o absurdamente elegante e seguro região de Bel-Air que é um enclave residencial luxuoso nos pés das montanhas verdejantes de Santa Monica.   
Onde nos mostrou uma das casas do meu “amigo de infância” Michael Jackson. Aproveitei o momento e fiz um vídeo no portão da entrado do meu amigo Michael, apresentando Alex e entregando para ele com autografo e tudo, meu primeiro romance, o livro, Nunca é tarde para começar.
Depois fomos até uma das casas do Elvis Presley e outros famosos. Sem dúvida Bel-Air está no nível do prestígio de seus famosos e ilustres moradores.
O bairro abriga o famoso Hotel Bel-Air, um refúgio de luxo de longa data.

Numa noite jantamos no Restaurante Bossa nova, onde nós dois comemos um estrogonofe de file, a Laura uma Lasanha e a Luísa uma salada, bebemos cervejas, caipirinha e um suco para a Luísa.
Foi a melhor refeição que tive em Los Angeles, porém a conta US$ 139,00.
Combinei e disse que assim que estivesse no Brasil iriamos levá-lo ao nosso Restaurante preferido o “Sargento da Pamplona” e comer o melhor estrogonofe do mundo.
Alex fez questão de ir até o aeroporto para nos dar um abraço e nos despedir.

Querido Alex, queria te agradecer pelo carinho e cuidado que teve conosco durante nossa passagem por Los Angeles e mais feliz ainda pela amizade carinhosa com nossa filha Luísa.
Tenha certeza de que conquistou nossos corações.
Até breve, seja no Brasil ou Los Angeles.


THE GROVE


O roteiro dessa viagem foi totalmente da Luísa, na verdade fiz somente o papel de pai e “segurança” seguindo seus passos.
Então no mesmo dia que chegamos a Luísa chamou um Uber e saímos do Hyatt para o The Grove.
Grove é um lugar encantador, muito além de um simples shopping, o espaço é ótimo para passear ao ar livre. A praça central, coberta de grama, fontes, coretos, é um convite a relaxar e se divertir em meio à confusão de Los Angeles. Tem até um bondinho histórico de 1759, que circula pela pequena área e leva os turistas gratuitamente para um delicioso passeio.
Muitas pessoas bonitas elegantes, mas não tivemos a sorte de encontrar estrelas hollywoodianas na área, o que é muito comum nesta região.
Grove já é uma atração por si só, com muitas lojas e a Luísa aproveitou para gastar seus primeiros dólares. Minhas meninas se divertiram entrando em livrarias, na Forever21, Nordstorm, e numa Apple gigantesca.
Bons e caros restaurantes, entre eles Cheesecake Factory.
Depois de um passei, por volta das 21h nos encontramos com o Alex que nos contou um pouco da história do local e fomos jantar numa espécie de praça de alimentação na parte antiga de Grove.
Paramos e eles resolveram comer pizza. Depois fomos no vizinho The Original Farmer´s Market, onde compramos refrigerantes, água e nos despedimos do Alex e retornamos de Uber para o hotel.
Neste momento fiquei muito orgulhoso da nossa filha Luísa que foi conversando em inglês com o motorista o tempo inteiro como se fosse uma local.
Parabéns, filha, Te amamos.


SANTA MONICA & VENICE


Famosa pelo seu espírito boêmio, Venice é uma agitada área de praia com sofisticados bolsões comerciais e residenciais. O liberal e bem liberal calçadão Venice Boardwalk é a localização de muitas lojas, artistas de rua e muitos turistas. Na areia da praia tem uma pista de skate e uma academia ao ar livre e muitas casas modernistas.   

Andamos um pouco a pé, e claro paramos na Starbucks para Laura tomar seu café e depois Luísa sugeriu alugar 2 bicicletas, uma para ela e outra dupla onde levei a Laura de carona, durante uma hora pagamos US$ 30,00 e fomos pedalando entre vários turistas e depois na pista reservada até o píer de Santa Monica, Laura sempre registrando e gravando no seu celular. Venice é um local para turistas, muitos artistas, músicas diversas e todo o tipo de pessoas.

Paramos na praia para fotos e depois fomos almoçar no restaurante The Sidewalk Cafe  & Bar e café na própria orla. Aproveitamos para conhecer os canais de Venice, com belas residências e fomos andando até a Marina del Rey.

Nesta viagem eu queria conhecer alguns locais para meu novo romance que estou escrevendo, com previsão de lançamento em dezembro de 2026 e um deles era a Marina Del Rey, onde aproveitamos para comer um delicioso doce na The Cheesecake Factory.

Depois seguimos de ônibus e Metro até o hotel Hyatt.

Um dia cansativo mais divertido.

Domingo, dia 20.
Saímos pela manhã e fomos até Santa Monica.

No caminho, dentro do trem encontramos um casal de argentino que estavam um pouco perdidos e iriam também para o nosso destino. Como um bom guia começamos a nos entender dentro do nosso portunhol e deixamos eles na entrada do Pier de Santa Monica, onde trocamos cartões e quem sabe um dia nos encontramos em Buenos Aires.

Santa Monica estava lotada de gente e um belo dia ensolarado, eu de short e camiseta, até aí tudo bem, mas no final do dia…

Demos uma volta pelo píer lotado, Laura e Luísa compraram algumas lembranças e depois fizemos um passeio na Roda Gigante, onde tivemos um pela vista da praia.

Hora de almoçar, o Alex deu uma dica para a Luísa, mas precisa agendar horário, então saímos em direção Third Street Promenade e almoçamos na minúscula praça de alimentação do Shopping.

Seguimos numa volta pelas luxuosas ruas de Santa Monica.

A Luísa queria ver o famoso por do Sol que iria acontecer exatamente as 19h10, até aí tudo bem. Mas por volta das 18h andando pela praia passamos um frio danado, a temperatura caiu muito e não estávamos agasalhados, eu de shorts e camiseta e as meninas sem blusas de frio, mas não tínhamos o que fazer e ficamos até o pôr do Sol que é uma atração turística, onde podemos ver gente de todos os lugares do mundo fotografando e fazendo vídeos. 

Depois dessa maravilhosa imagem do pôr do Sol, seguimos de Metro até Culver City onde nos encontramos com o Alex que nos levou para conhecer um pouco da cidade e fomos jantar num dos melhores Shopping de Los Angeles, passeamos mais um pouco e ele nos deixou em nosso hotel, no Hyatt.


NEW YORK FILM ACADEMY – BURBANK


Um dos principais motivo para Luísa querer ir a Los Angeles, era conhecer a New York Film Academy, uma escola em Burbank voltada para produção de vídeos e cinema, quem sabe um dia ela possa estudar na Academy.

Seguindo as dicas e orientações de Ricardo Matsumoto, querido amigo e parceiro da FIAM, que já esteve mais de 100 vezes em Los Angeles, pela revista Set e depois pela sua própria revista a Prewien, saímos do hotel de Metro até North Hollywood e depois pegamos um Uber até o simpático e elegante bairro de Burbank, onde fica a Academy.

Não conseguimos fazer uma visita porque era necessário fazer um pedido prévio com hora marcada e com as devidas autorizações e teste de Covid, mas valeu.
New York Film Academy é uma escola cara e bem cara. Luísa pretende fazer um dos seus diversos cursos, mas o valor para um semestre é de aproximadamente US$ 30.000,00.
No momento não temos condições, uma vez que não basta somente a matrícula, precisa de hospedagem, alimentação e outras coisas que uma menina de 18 precisa.
Mas segue nos planos….,

Em frente a Academy fica os Estúdios da Warner Bros, ingresso para tour US$ 70,00 por pessoa, declinamos e preferimos passar na lojinha e comprar alguns suvenires.
Almoçamos na redondeza numa casa de hamburguer e depois seguimos de ônibus até certo ponto, neste momento percebemos que o ônibus estava indo para outro caminho diferente da estação de Metro de North Hollywood, então tivemos que pegar um Uber até Museu Academy do Oscar e pagar US$ 39,00.
Luísa, tinha comprado no Brasil 3 ingressos no valor US$ 25,00 cada e depois comprou mais um para Alex que nos aguardava no museu. Fiquei um pouco decepcionado com o Museu, esperava ver muitas mais curiosidades sobre o Oscar, mas….
Saímos do Museu e fomos no carro do Alex conhecer mais uns pontos turísticos, já no final da tarde nos levou até a praia de Manhattan Beach onde ele morou por 6 anos e queria que conhecêssemos o restaurante The Kettle, onde eu, Laura e ele tomamos uma deliciosa sopa de cebola e a Luisa comeu um prato libanês, com homus e outras coisas. Demos uma volta pela bela cidade litorânea e por volta das 23h nos deixou no Hyatt. Mas um dia e noite muito agradável.

22 de março, um dia especial.
Nossa querida filha Luísa Lima, comemorando aniversário de 16 anos em Los Angeles.
Uma vez meu querido amigo Paulo Marques, disse;
“Delci, atravessar o Oceano é para gente grande”.
Paulão, meu amigo, comemorar aniversário de 16 anos de minha filha Luísa em Los Angeles é do tamanho dos desejos e sonhos dela. Um momento muito especial para mim, Laura e claro para nossa menina.


OSCAR 2022 – UM SONHO REALIZADO



Pela manhã fomos de Metrô para Hollywood Boulevard conhecer e passear pela famosa Calçada da Fama e depois conhecer onde seria realizado a 94ª cerimônia de entrega do Oscar 2022, o Teatro Dolby.
O quarteirão inteiro estava cercado de profissionais de produção preparando tudo, afinal, no domingo aconteceria o grande evento e para minha alegria estava vendo um pouco dos bastidores deste grande espetáculo cinematográfico.
Passeamos pela Boulevard, andamos na Calçada da Fama, onde aproveitei para comprar de lembrança uma estátua do Oscar. “Best Dad”, claro, para mim mesmo. Kkk
Almoçamos no Jameson’s Irish Pub na Hollywood Boulevard, comemos hamburgers, tomamos dois copos de cerveja, a Luísa, limoneto.
Retornamos para o hotel, pois tínhamos nos programado de irmos jantar num local descolado para comemorar o aniversário dela.
Mas Luísa optou em ficar no hotel onde jantamos e cantamos os parabéns.
O Oscar foi apresentado no domingo.
Mas o destaque, e o que mais se comentou em Hollywood e no resto do mundo foi o tapa que o ator Wil Smith, ganhador do Oscar de Melhor ator, deu no apresentador e humorista, Chirs Rock.
Uma cena digna de Oscar. Coisas de Hollywood.


MANHATTAN BEACH



Na quarta-feira pela manhã, Laura e Luísa resolvem retornar de Uber para Manhattan Beach que é uma praia tranquila com ambiente elegante, bons restaurantes, belas casas e frequentada pela classe média de Los Angeles. Na verdade, elas queriam aproveitar o belo dia de sol para tomar um banho de mar nas geladas águas do Oceano Pacífico.
Então aproveitei para ir locadora de carros Budget que fica próximo ao aeroporto para retirar um Madza que reservei pela Decolar.com e depois no início da tarde fui buscá-las.
A noite no hotel sai com a Laura para buscar 3 hamburguês na In-n-out burger para comer no hotel, afinal no outro dia pela manhã iriamos para Las Vegas.


LAS VEGAS



Como disse no início, o roteiro dessa viagem foi totalmente da Luísa, então eu e a Laura tivemos que negociar com ela e assim nos liberou 2 dias para nos divertimos em Las Vegas.
Normalmente não sou de cometer esse tipo de erro, mas deixei para reservar o hotel de Vegas quando cheguei em Los Angeles, e assim de uma hora para a outra fiz direto do aplicativo do Hoteis.com,
2 diárias no Circus Circus Hotel, Casino & Theme Park, não foi um boa escolha e percebi assim que chegamos no Circus que é um hotel muito grande mas antigo, talvez pelo mesmo preço ou uns dólares a mais teria reservado na rede Conrad ou Hilton que fica ao lado do Circus e são dois hotéis novos, modernos e bem equipados, mas…
Quinta feira pela manhã partimos no carro que aluguei rumo ao deserto de Nevada e quase 500 km depois chegamos em Vegas.
Na verdade, nunca imaginei ou planejei conhecer Las Vegas, mas hoje posso dizer que está nos meus planos e da Laura retornar o mais breve possível.
Achamos o lugar incrível.
Ficamos impressionados com a pequena cidade localizada no deserto de Mojave, em Nevada. Dizer que é uma cidade turística famosa não basta.
Ela tem uma vida noturna vibrante, com diversos e enormes cassinos que funcionam 24 horas e muito entretenimento, não tem um cassino que não esteja apresentando um show ou espetáculos, seja musical, mágica ou outros mais picantes.
Las Vegas tem a famosa The Strip, com uns 7 quilômetros de cumprimento, com diversos hotéis temáticos, como;
Bellagio Casino, Trump Internacional, Paris Las Vegas, Caesars Palace, Wynn Las Vegas, Encore Las Vegas, Conrad Las Vegas, Hilton at Resorts World, Aria Resort & Casino, The Cosmopolitan Resort & Casino, e muitos outros com preço para todos os bolsos.
Sem dúvida nenhuma, Las Vegas é um lugar para adultos, mas você pode ir com a família e as crianças, uma vez que todos os hotéis têm estrutura de Resorts e seus filhos pequenos ou não, irão se divertir do mesmo jeito, é claro, menos nos cassinos que é permitido somente para maiores de idade.
Adoramos Las Vegas.
É isso, divirta-se em Las Vegas.
Afinal, como diz o ditado. O que acontece em Las Vegas fica em Las Vegas.


THE BEVERLY HILTON



Como disse, essa viagem foi um pedido da Luísa e o roteiro era dela, mas eu precisava ir em dois lugares e um deles era o Hotel Beverly Hilton, uma vez que estou escrevendo o meu segundo romance, que é uma continuação do meu livro, Nunca é tarde para começar e neste novo livro a personagem Marcia Vidigal passa no Beverly Hill junto com o Raí Huggens durante a apresentação do Globo de Ouro. Mas essa história você somente vai saber quando o livro estiver pronto.
Então aproveitei para tomar um café e fazer um vídeo para o Instagram dando um spoiler sobre os personagens.

Depois fomos em outro Hotel que a Laura queria conhecer, mas não conseguimos entrar para um rápido café, porque o hotel estava fechado para um evento exclusivo do Oscar. O Hotel é Beverly Hill Hotel um dos chiques hoteis de Los Angeles, onde os personagens Marcia e Raí, passam 2 noites.

Passemos de carro mais um pouco pelas belas ruas de Beverly Hill e fomos nos encontrar com a Alex que estava num hotel próximo acompanhando, o diretor Quentin Tarantino e a atriz, Uma Thurman que estava fazendo prova e acertando a roupa que iria usar no Oscar, ela seria uma das apresentadoras do Oscar.

Assim que o Alex foi liberado, saímos no nosso carro com ele dirigindo para conhecer o maravilhoso, extravagante e luxuoso bairro de Bel Air, onde mora os muitos e muitos milionários de Los Angeles, em suas casas enormes.

Por volta das 8 da noite morrendo de fome fomos jantar na, 8623 Sunset Blvd, West Hollywood, no Restaurante Bossa Nova onde comemos uma boa comida brasileira com direito a caipirinha.

Depois o Alex pegou o carro dele e nós partimos no nosso carro direto para fazer o checkin-in no Hilton. 

Brincando de boa vida.
pilotando um Madza em Los Angeles.
Simplesmente maravilhosa, minha querida Laura Lima.
Uma obra prima, uma pintura, minha mulher


FAIRFAX HIGH SCHOOL



Domingo, dia 27 de março, saímos de carro ás 10h00 e fomos conhecer na Fairfax High Scool uma feira de antiguidades, uma espécie de brecho ao ar livre, 5 dólares cada um para entrar.
Depois de olhar muitas barraquinhas, Luísa comprou um blazer por US$ 10,00.
Aproveitamos e almoçamos massa num desses Truck food, coisas de americanos.


GRIFFITH PARK



Em seguida fomos conhecer Griffith Park, que é um grande parque municipal no extremo leste das montanhas de Santa Monica, no bairro de Los Feliz.
Muita gente, muitos carros, mas conseguimos estacionar no topo pagando 10 dólares para uma hora. 
Um local onde você consegue ver praticamente toda a cidades de Los Angeles e ter uma boa localização de cada lugar.
Depois das tradicionais fotos, tendo ao fundo o famoso letreiro de Hollywood, a Laura pediu para retornarmos a Manhattan Beach e 50 quilômetros depois chegamos novamente a praia onde ela queria comprar um quebra cabeça, e outras lembranças.

Retornamos na Loja Tarquet para finalizar as compras na terra do Tio Sam, onde a Luísa compro 6 livros em inglês e saiu feliz da vida, com sorriso no rosto, aproveitei para comprar um tabuleiro de Xadrez apenas para decoração, até hoje sei somente movimentar as peças, e fazer poucas jogadas. Kkk


TESTE COVID19



Seguimos estrada rumo ao nosso Hotel Hilton e fazer as malas para retornar ao Brasil.
Mas antes tínhamos que procurar um local para fazer o teste de covid19, uma vez que ainda era obrigatório a apresentação de um teste negativo, seja PCR ou Antígeno para que possamos embarcar e retornar para o Brasil. Achamos no caminho uma tenda com um posto que fazia o teste de covid19, parei o carro e a Luísa começou a conversar em inglês com o atendente.
Eles faziam os 2 destes, um por US$ 99,00 e o outro por US$ 200,00, valor para cada um de nós, ou seja, uma puta grana.
Não acreditei no valor e seguimos em frente e fomos para o Hotel Hilton, onde iria decidir o que fazer, afinal iriamos embarcar na segunda feira, 22h00, tínhamos um tempinho. Kkk.
Quando cheguei no Hotel, falei para elas subirem para o quarto e depois iria estacionar o carro e ver se tinha alguma informação sobre onde fazer o teste.
Imagina a situação, não falo uma palavra em inglês, mas como ainda não perdi a mania de ser metido a besta fui para a recepção tentar me comunicar.
Num portunhol bem ruinzinho consegui saber que ao lado do hotel, tinha o posto para teste.
Sai do Hotel, encontro a tenda de teste de covid19, mas estava fechada.

Neste momento estou parado olhando para a tenda tentando ler o que estava escrito, quando do nada aparece ao meu lado um casal de idosos, mais ou menos uns 70 anos cada e falam em inglês comigo, digo que não falo inglês e num portulhol, pergunto se hablam espanhol, a senhora disse, um pouquito. kkkk
Minutos depois, no meu ótimo portunhol consigo entender que ali estavam realizando teste grátis/free, bastava ir de carro e fazer o teste.
Quando entro no elevador encontro uma familia com 5 brasileiros que estavam tentando reservar um teste pago de Covid19, digo que ao lado do hotel tinha um teste gratis, sai do elevedor e eles ficaram olhando para mim, espero que tenham acreditados ou pagaram um boa nota para fazer o teste. kkkk
Não deu outra, na segunda feira às 09h00 numa manhã fria e garoando, coisas que não acontece em Los Angeles a muitos anos, conseguimos fazer o teste de graça e o melhor, NEGATIVOS.

Por volta das 16h00, arrumamos as malas, saímos para almoçar num desses restaurantes que dizem que fazem pizza e comemos uma de pepperoni. 
Em seguida entregamos o carro na Budget e o transfer nos levou para o terminal B do aeroporto de Los Angeles (LAX).

Por volta das 19h Alex Torres chegou no aeroporto para nos dar um abraço e nos despedimos dele e desta cidade vibrante e linda que é Los Angeles.
Temos certeza de que um dia voltaremos e seremos muito bem recepcionados por minha Neguinha, nossa filha Luisa Lima, que estará no aeroporto nos aguardando e passaremos momentos maravilhosos juntos como uma feliz família.

Obrigado, Magrela e Neguinha, minhas meninas e companheiras de viagem, mais uma vez vocês foram maravilhosas e acredito que curtimos juntos cada momento em Los Angeles e
Las Vegas. Vocês são os amores da minha vida. E para terminar, minha frase preferida:

VIAJAR É MUITO BOM, MAS VOLTAR PARA CASA É MELHOR AINDA.
Até a próxima. Paris, 2026.