NOSSO IRMÃO
Joãozinho



Em 1955 Patrício vem para São Paulo juntamente com o Valterney, um amigo do Riacho para se encontrar com meu pai e meu tio Domingos que moravam no Parque Novo Mundo, chegando aqui trabalha alguns meses numa obra, mas em seguida retorna para o Riacho. Por lá fica pouco tempo e resolve voltar em definitivo para São Paulo, onde foi morar no Bairro da Bela Vista, lá arruma emprego na Líder Cinematográfica, empresa de revelação de filmes para cinema e fica trabalhando até se aposentar e sair da empresa 40 anos depois em 1998. Patrício retornou ao Riacho a passeio em 57. Em 1962 volta de avião para ver seu pai que estava doente.
Em 1965 retorna para buscar o resto da família, sua mãe, suas irmãs, Lourdinha, Leda e seus dois irmãos mais novos Zé e eu.
Em São Paulo aluga para sua mãe uma casa de 5 cômodos na Rua José F. da Rocha Filho, 370, antiga Rua 9, no Bairro do Ferreira (Monte Kemel), onde ela morou com os filhos até 1990. Nessa mesma viagem Patrício aproveitou para trazer sua prima, Maria Lúcia.
Em março de 1966 ele e a Lucinha voltam para o Riacho e se casam em Queimadas. No dia 12 de outubro do mesmo ano nasce seu primeiro filho que é batizado com o nome do avo, André Patrício Neto, 9 anos depois separa-se da Lucinha e começa uma nova união com sua segunda esposa, Fátima. Dessa união nasce Marcelo, Márcia e Alex.
Seu filho André foi morar em Lisboa, Portugal, casou-se com a Moçambicana Fernanda e tem dois filhos.
Em 2011 mudou com a família para a cidade de Gimoio em Moçambique onde mora até hoje.
Sua Filha Marcia casou e tem 3 filhos.
Marcelo também casou e tem 1 filha e o Alex mora no Sul e é pai de 2 meninas
O Patrício veio a falecer em virtudes das doenças relacionadas a Diabetes no dia 3 de novembro de 2018
… A lembrança que tenho do meu irmão Patrício é ele chegando todas as tardes em casa na Rua 9 com um filão de pão embaixo do braço que comprava diariamente na Padaria do Sr. Ernesto. Outra lembrança era das credenciais que ele arruma para que nós pudéssemos ir ao cinema (cortesia da Líder Cinematográfica). Durante muito tempo o Patrício foi o fotografo oficial da família. Mas a melhor lembrança que tenho dele é orgulho que ele tinha de mim, e sempre fazia questão de me apresentar para seus amigos como o irmão que se formou em duas Faculdade e trabalhava na Televisão. Fizemos 2 viagens inesquecível para o Riacho da Onça, uma com a minha mãe e sua filha Marcia, nesta viagem minha mãe e ele foram conversando a viagem inteira sobre o Riacho, na outra fomos também com a minha mãe e a Fatima, nos encontramos com o meu irmão Joãozinho que estava por lá e passeamos por todos os lugares que eles desejaram, foi um passeio e tanto. Estive presente na vida dele até o último momento.