MEU ENCONTRO
Marinho Guzman


Marinho Guzman foi uma das pessoas mais importante na minha vida pessoal e profissional.
Sempre me ajudou e confiou em mim. Me ensinou que eu poderia ser o que sou hoje.
Em sala de aula, início de 1985 no 3º ano do curso de Publicidade & Propaganda da faculdade FIAM, conheci Marinho Guzman, que entrou em nosso grupo de trabalho.
Ficamos amigos e num determinado momento me convidou para ir conhecer um Studio fotográfico que estava abrindo na Rua Oscar Freire 720, esquina com a Rua Haddock Lobo, nos jardins.
Assim, durante um tempo saímos da FIAM por volta das 11h e seguimos para o Status Studio, onde ele fazia fotos para Books de algumas meninas que sonhavam um dia ser modelos. Naquele momento conheci Carlinhos Duque (dono da Rede Duque – Postos de gasolina) que era o sócio dele no Status Studio.
Um dia me convidam e passo a fazer parte da sociedade.Junto com Marinho e Carlinhos, passei frequentar algumas Boates como, Tamate, Cotton Club, Victoria Pub e outras casas noturnas do amigo Chiquinho Ceni. Em alguns momentos Carlinhos Duque estava junto.
Um dia fala que gostaria de ter um jornal, assim em maio de 1989 criamos e lançamos Monday News, um jornal de bairro com tiragem de 5000 exemplares que era distribuído gratuitamente na Região dos Jardins.
Na 2ª edição compra e me presentei com uma Saveiro no valor de U$ 10.000 para que eu pudesse fazer as matérias e distribuir o jornal.
Esse foi meu primeiro carro, na verdade um belo presente.
Um tempo depois Marinho começa namorar Claudia e resolveu ir morar na praia da Enseada no Guarujá.
Em fevereiro de 1992 tem um problema de saúde e fica 46 dias internado no Hospital Israelita Albert Einstein.
Assim passo a cuidar novamente de alguns dos seus negócios.
Quando recuperado volta para o Guarujá.
Continuo com o escritório da Oscar Freire onde em agosto de 1992 no mesmo endereço abro minha Agência LZ12 Propaganda e Publicidade. Em 28 de janeiro de 1993 abrimos a Real Status Estacionamento num terreno de 5600 mt na Rua do Rocio, 340 no Itaim Bibi, com capacidade para 200 carros, onde eu fazia a administração. O Terreno era parte do espolio do pai dele. Dois anos depois transferimos a administração do Estacionamento para Toninho, irmão dele.
Logo em seguida entrego a sala da Oscar Freira e transfiro minha Agência LZ12 para o Taboão da Serra, num terreno que acabara de comprar e estou até hoje com a LZ12comunicação.
Marinho abre no Guarujá umas lojas para venda de óculos no Shopping La Plage e no Guarujá Center Shopping.
Passa um tempo e termina o relacionamento com Claudia.
Eu continuo indo mensalmente almoçar com ele no Guarujá.
Em 2002 comecei namorar minha aluna da FIAM, Laura Moura e fomos passar o final de semana no Hotel Delphin, no Guarujá, onde ele tinha um quarto.
Depois de casado, eu e Laura passamos a cada 2 meses ir almoçar com ele.
Quando nossa filha Luísa nasceu em março de 2006, falei para a Laura, temos que ir levar Luísa para o Marinho conhecer.Mas tinha um problema, Marinho não nunca gostou muito de crianças. Então, dia 25 de julho de 2006 vamos apresentar Luísa para ele.
Quando chegamos ele abre a porta nos cumprimenta e nem olha para a Luísa.
Almoçamos e vamos embora.
Um tempo depois ele começa um relacionamento com a jovem Amanda e pelo menos uma vez por mês eu, Laura e Luísa íamos almoçar com eles no Guarujá.
A partir deste momento Marinho adotou Laura e Luísa com o mesmo carinho que tinha comigo, era um momento de alegria quando estamos juntos.
Marinho era dona da loja “Biquinis Guarujá” e durante muito tempo minhas meninas ficaram sem comprar um único Biquini, ele fazia questão que elas escolhessem os biquinis que quisessem e as presenteava.
Passamos o Reveillon de 2012 no seu apartamento no Guarujá onde junto com Amanda nos divertimos por 3 dias curtindo a amizade e a vida.
Desde então praticamente a cada dois meses íamos almoçar com eles, Marinho jamais me deixou pagar uma conta e assim fizemos por muitos anos.
Como de costume em dezembro de 2021 almoçamos juntos e nesse dia ele ficou o tempo todo falando com Luísa sobre a Grécia.
Luísa estava com 15 anos e desejava passar um tempo sozinha na Europa e conhecer a Grécia, Marinho deu ótimas dicas para ela.
Em 2024 quando completou 18 anos Luísa ficou 6 meses andando sozinha pela Europa, a Grécia ficou para outra data.
Naquele dia aconteceu uma coisa estranha, quando nos despedimos ele fez questão de nos dar um abraço, coisa que ele não costumava fazer.
No caminho para o carro me disse que estava levando uma vida difícil, uma vez que tinha contraído Covid19 e estava com muita dificuldade de locomoção e depressivo. Um pouco preocupado, nos despedimos e retornamos para São Paulo.
No dia 17 de janeiro de 2022 eu, Laura e Luísa descemos para o Guarujá e como de costume da praia liguei e perguntei que hora iriamos almoçar.
Pela primeira vez disse que não iria almoçar porque não estava bem é não queria que nos encontrássemos na situação debilitada que ele estava.
E assim depois de muitos anos eu, Laura e Luísa almoçamos num dos restaurantes da praia da Enseada e retornamos para casa.
No outro dia, 18 de janeiro de 2022 pela manhã recebo um telefone com a notícia que ele tirou a própria vida, cometendo suicídio em seu apartamento.
Marinho foi cremado dia 21 de janeiro no Crematório Vila Alpina e junto com Amanda me despedi do amigo.
QUERIDO MARINHO, VOCÊ ESTÁ FAZENDO UMA PUTA FALTA.